VERA World Fine Art Festival inaugurou ontem na Cordoaria

VERA World Fine Art Festival Abriu ontem as portas o Vera World Fine Art Festival. O evento dedicado à arte decorre na Cordoaria Nacional, em Lisboa, de 17 a 21 de setembro. Junta artistas nacionais com estrangeiros, a maioria russos, de onde é originária esta iniciativa. Depois do sucesso de sete edições na Rússia o modelo chega a Lisboa. Entre arte clássica e contemporânea, há pintura, escultura, artes aplicadas, instalações, desenho, fotografia, museologia e arquitetura. As galerias distribuem-se por duas alas do edifício, num ambiente que fervilha criatividade. Cruzamo-nos com artistas, galeristas, marchands, colecionadores de arte e simples apreciadores, num contacto privilegiado com as obras e, em alguns casos, os próprios criadores. João Feijó, Luis Noronha Costa, Homem Cardoso, Vasco Bobone, Sandra Baia, Mathhias Cotren e Diogo Navarro são os artistas portugueses representados. A par da exposição, há uma área de Art Talks onde serão desenvolvidas atividades complementares, tais como palestras, conferências, masterclasses e mesas redondas sobre a apreciação de arte a par com outras temáticas relacionadas, fóruns e seminários presididos pelos artistas expostos. O dia 18 de setembro é dedicado à Arte Portuguesa e este dia foi criado com o objetivo de dar a conhecer a arte portuguesa a todos os artistas e visitantes nacionais e internacionais. Está agendado um workshop de Pintura em Azulejo às 11h30 e duas palestras: uma sobre “Algumas Obras do Museu Nacional de Arte Antiga” orientada por Anísio Franco e outra sobre Arte Tradicional Portuguesa conduzida por Maria José Brito e Zélia Chaves às 18h30.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Dia Mundial do Comprador é celebrado a 19 de setembro, e estão previstas palestras durante o dia sobre o tema: “”Como vender a sua arte?” por Marco Ayres às 11h30, “Curadores, qual o seu papel?” por Margarida Prieto às 14h30 e “A arte é um bom investimento?” por Luis Castelo Lopes às 18h30. Para dia 20 de setembro estão planeadas atividades como uma Master Class de Pintura orientada por Luís Geraldes (11h), uma apresentação de Alisher Narzulaev sobre “As tradições ancestrais culturais do Uzbequistão” (14h), seguidas de duas palestras, uma sobre Arte Urbanística (às 16h00 com Manuela Synek) e outra sobre Fotografia (18h00 com Homem Cardoso). No último dia as Art Talks começam às 14h com Leote Batista a falar sobre Eco-Design, segue-se o workshop de desenho orientado por Maria José Brito e Zélia Chaves e às 18h00 Slavinskaya Liliy vem falar sobre o “Sopro da Antártica”. A participação nas atividades é gratuita para os visitantes, expositores e convidados

O Vera World Fine Art Festival tem organização da Fundação World Without Borders e curadoria de Margarida Prieto. Decorre de 17 a 21 de setembro, na Cordoaria Nacional em Lisboa, entre as 10h00 e as 22h00, à exceção do último dia, em que encerra às 20h00. A entrada custa 6 euros.

Reportagem de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.