Veleiros da Volvo Ocean Race já chegaram a Lisboa

Volvo Ocean Race Lisboa
Volvo Ocean Race Lisboa

Pouco passava das 6 de manhã quando o barco da Team Brunel passou a linha de chegada, da Volvo Ocean Race, no rio Tejo. Foram quase dez dias de viagem (2800 milhas náuticas), desde Newport, nos Estados Unidos, até Lisboa, a 8ª paragem desta regata mundial. Em segundo lugar chegou a Mapfre e o 3ª e 4ª lugares foram disputados de forma emocionante com a Alvimedica a passar a Dongfeng Race Team muito próximo da chegada. Os vencedores foram escoltados, pelo recinto, pela Kumpania Algazarra, para receber o tão desejado troféu.

Agora, até ao dia 7 de junho, é tempo de descansar em Lisboa. A Race Village, na Doca de Pedrouços, é o porto de abrigo das oito equipas que fazem parte desta aventura: Team Vestas Wind (que teve um acidente logo na segunda etapa, foi forçado a interromper a participação, mas regressa agora a partir de Lisboa), Team Alvimedica, Team SCA (equipa exclusivamente feminina), Abu Dhabi Ocean Racing (os lideres da regata, até ao momento), Mapfre, Dongfeng Race Team e Team Brunel. A volta ao mundo teve início em Alicante, em outubro de 2014 e já percorreu os cinco continentes. A competição é feita com base no Volvo Ocean 65, uma nova classe de barcos com design único, construídos de forma idêntica. Todas as equipas têm, assim, o mesmo modelo de embarcação, fazendo com que a vitória dependa única e exclusivamente da habilidade, mestria e garra de cada tripulação.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]Em Lisboa, o recinto encontra-se aberto ao público, com espaços de lazer e diversão, mas também como forma de interação com a população local. É possível assistir às atividades de manutenção e reparação das embarcações, conhecer os velejadores, entrar no modelo de um barco à escala real e ter a noção do espaço em que eles vivem, assistir a documentários, saber mais sobre a vida a bordo e ainda visitar os pavilhões dos expositores com a apresentação de todas as inovaçõesdesenvolvidas. Há também um mercado, logo à entrada, com produtos nacionais.
À noite, os concertos tomam conta da Race Village com a música portuguesa a tomar conta do palco principal. Ontem atuaram os prana e mais tarde Frankie Chavez. Hoje a festa começa com a banda Os Cantores Improváveis às 20h30, seguindo-se a Ala dos Namorados com João Gil às 22h00.

Dia 7 de junho, as equipas despedem-se de Lisboa e partem em direção a Lorient, em França, numa etapa de aproximadamente 647 milhas náuticas. Pode acompanhar todo o evento em direto a partir do site.

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.