VARIAÇõES – A Estreia Da Semana

VARIAÇõES – A vida da estrela pop portuguesa estreia hoje no grande ecrã. Conhecido pela sua exuberância e reconhecido pela enorme influência no panorama musical português, com letras ainda hoje atuais, António Variações continua a inspirar gerações.

Sérgio Praia dá vida ao barbeiro António Rodrigues Ribeiro, artista excêntrico e popular cuja carreira foi interrompida pela sua morte prematura em 1984.

O filme foca o processo de transformação de António Variações. Realizado e escrito por João Maia, e produzido por Fernando Vendrell, conta com interpretações de Victoria Guerra, Filipe Duarte e Filipe Albuquerque. Filipe Duarte, Nuno Casanovas, Lúcia Moniz, Eric da Silva, Madalena Brandão e Tomás Alves também integram também o elenco, entre outros.

Dos espaços onde decorreram as filmagens destacam-se o clube noturno Trumps, lugar importante na vida do cantor português, e o Concelho de Amares (lugar de Fiscal) onde o artista nasceu a 3 de dezembro de 1944.

António abandonou a sua aldeia natal em 1957 e foi para Lisboa, onde se dedicou a várias atividades profissionais. Em 1975 viaja até Londres, onde fica durante um ano e parte depois para Amesterdão onde aprende a profissão de cabeleireiro. Regressa a Lisboa e, em 1978, grava uma maqueta com alguns temas, assinando contrato com a Valentim de Carvalho. Em 1983, o primeiro disco de Variações tornou-se um fenómeno de vendas. António Variações morreu aos 39 anos, a 13 de junho de 1984.

VARIAÇÕES é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.