Vamos Ler! Um Cânone Para O Leitor Relutante De Eugénio Lisboa

A Editora Guerra e Paz apresentou um novo livro do ensaísta, escritor, crítico literário, poeta, Eugénio Lisboa, Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante.

O livro é «um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura que nos propõe os 50 livros e os 35 autores da literatura portuguesa que irão apaixonar os novos leitores. Até os mais relutantes.»

Este é um cânone diferente. É talvez o mais essencial dos cânones. Em Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante, Eugénio Lisboa convida os leitores pouco frequentes, ou até mesmo novos leitores, a abrirem portas e a iluminarem realidades com a leitura de 35 grandes obras de 50 autores portugueses com que vale a pena começar a ler. Um cânone para derrubar «o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”» que impera na nossa sociedade.

De Equador de Miguel Sousa Tavares, romance do século XXI, recuando até aos Sonetos Camonianos do século XVI. A viagem pelas obras seleccionadas faz-se recuando no tempo. Eugénio explica porquê. «O leitor não treinado entrará melhor no romance empolgante e escrito na linguagem de hoje de Miguel Sousa Tavares do que entraria, sem treino, nos belíssimos sonetos de Camões. A esses, chegará no fim da viagem.»

O livro, inserido na coleção Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores, tem 136 páginas e está à venda por 12 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.