Vamos celebrar as Vindimas

uvas_bairradaCom o final do Verão chega também uma época muito especial e especialmente aguardada pelos amantes do vinho. Setembro é o mês das vindimas e, se nunca teve oportunidade de conhecer esta tradição secular, saiba que tem à disposição variados programas com todas as atividades associadas, ou não. Há também ofertas para todas as carteiras. Reunimos aqui algumas sugestões para que não perca a oportunidade de participar nesta grande festa.

Começamos o nosso roteiro a norte, no Douro.

Alijó

Castas, mosto, taninos ou maceração são alguns dos termos para decifrar numa viagem pelas vinhas da Quinta da Avessada, na freguesia de Favaios, no concelho de Alijó. O programa “Tempo de Vindimas” de duas noites na Casa da Calçada Relais & Châteaux inclui o equipamento necessário para vindimar, o transporte para a quinta e refeições em que a degustação de vinhos assume especial destaque.
Começa com uma vista ao núcleo de Favaios do Museu do Douro que inclui uma prova de moscatel e uma breve lição sobre a arte de vindimar, para além de mais uma prova de vinhos liderada pelo enólogo da Quinta da Avessada. Segue-se um almoço típico do Douro, antes da saída para as vinhas para apanhar as uvas que fazem desta região uma das melhores produtoras de vinho do mundo. No final das vindimas e antes do regresso à Casa da Calçada, há uma prova de licores. O programa das vindimas de 2013 da Casa da Calçada conta com reserva a partir de 375 euros por pessoa.

uvas_bairrada2Pousada Barão de Forrester, em colaboração com a Quinta da Avessada, organiza a experiência das vindimas até 27 de outubro. O programa inclui a vindima, a pisa de uvas e um passeio de barco no Douro. A proposta é de escapada de 3 dias. O primeiro dia pode começar com um mergulho na piscina ou com um porto tónico ao fim da tarde no jardim soalheiro da pousada. A partir das 19h30, será servido o jantar no restaurante da casa, O Barão.

O segundo dia é dedicado à vindima. Contempla visita aos jardins da Enoteca da quinta e degustação de Moscatel de Honra ao som de concertinas.

Munidos de baldes, tesouras, chapéus e lenços tabaqueiros, os participantes seguem para a vinha e para a vindima, acompanhados por cânticos tradicionais durienses.

Encontro com os enólogos da quinta e prova de vinhos, a lagarada na companhia de um grupo de cantares da região fazem parte do programa. Para o último dia está reservado um passeio de barco no rio Douro, que durará cerca de 2 horas.

O preço por pessoa com alojamento (duas noites em quarto duplo) em meia pensão é de 180 euros.

Pinhão

csvintage_pinhaoO programa do Vintage House Hotel reparte-se por dois dias e inclui prova de vinhos, apanha das uvas, com luvas, tesoura e balde, incluídos, transporte das uvas para o lagar e a pisa das uvas, entre outras atividades. As principais etapas são acompanhadas por cantares tradicionais durienses e, para além de um lanche retemperador ao final da tarde, há um almoço típico para degustar a gastronomia e os vinhos do Douro. O programa das vindimas é válido até 27 de outubro e tem preços a partir de 295 euros por pessoa, para duas noites.

Sabrosa

A Quinta do Portal, no Douro, volta a abrir as suas portas aos visitantes e hóspedes que queiram participar na vindima de 2013 e ajudar no processo de produção do vinho.
Entre 15 de setembro e 15 de Outubro, existem várias opções. O programa mais alargado prevê duas noites de pernoita na “Casa das Pipas”, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, incluindo participação na vindima, almoço no restaurante da quinta, visita ao armazém de envelhecimento da autoria do arquiteto Siza Vieira e jantar vínico.

O menu de vindimas, assinado pelo chef Milton Ferreira, inclui as tradicionais iguarias inspiradas nas vindimas e gastronomia durienses, acompanhadas dos vinhos de excelência desta casa. Os preços variam, por quarto, entre os 220 e os 240 euros. Se optar só pelo jantar, o valor por pessoa é de 40 euros. Sem alojamento, mas com refeições, o preço é de 85 euros por pessoa.

Tabuaço

quinta_popaA Quinta do Pôpa, situada na EN 222, entre a Régua e o Pinhão, convida a participar neste ritual milenar através do programa “Vindimas à do Pôpa 2013”. Além do corte das uvas e da pisa no lagar, o programa inclui provas de vinhos e degustação de produtos regionais.

Durante o período das vindimas, este programa, para grupos até 25 pessoas, é organizado diariamente, mediante reserva antecipada através do turismo@quintadopopa.com. Tem um custo de 50 euros (+IVA) por pessoa.

quinta_vallado (6) Quinta da Valado sugere a todos os visitantes e apaixonados pela arte dos vinhos programas de duas, três e cinco noites que, além da experiência das vindimas, incluem também atividades diversificadas que permite desfrutar da região e do charme do novo hotel rural. Os programas incluem, além da típica vindima e pisa a pé tradicional, passeios a pé, de barco ou de canoa, explorando lugares e paisagens de beleza rara que só o Douro oferece. Se pretende relaxar, o Vallado sugere que conheça a piscina e desfrute de uns calmos banhos de sol. Possibilidade de fazer massagem de vinoterapia, assistir a sessões de cinema ao ar livre ou ainda participar uma aula de yoga num ambiente intimista dos jardins da Quinta.

Continuemos a nossa viagem até à região de Lisboa.

Gradil

No próximo dia 28 de setembro vive-se a “Experiência de Vindimas 2013”, naquela que já foi propriedade do Marquês de Pombal, a Quinta do Gradil. O programa inclui um passeio pelas vinhas acompanhado de uma experiência do trabalho de vindima, uma visita guiada pela adega, seguidos de uma prova de vinhos e de um almoço degustação. As crianças, que preferirem não palmilhar os extensos hectares de vinha, podem ficar a fazer um desenho em tela, sob inspiração das vindimas deste ano. Os adultos irão receber uma garrafa de vinho de edição limitada, elaborado com as uvas colhidas pelos participantes na festa das vindimas do ano passado, e cujo rótulo é uma réplica da tela desenhada pelas crianças nessa altura. Os preços variam consoante seja individual  (45 euros) ou casal (80 euros). No entanto, se a experiência for vivida em família (2 adultos + 2 crianças), o valor é de 100 euros. Se o grupo for maior e houver ainda mais crianças, estas pagam 10 euros (até aos seis anos) ou 15 euros (dos sete aos catorze anos). Inclui a oferta do chapéu e da t-shirt personalizadas.

Oeiras

Município de Oeiras oferece, à população a oportunidade de participar no encerramento da vindima da uva do Vinho de Carcavelos “Conde de Oeiras”. Realiza a tradicional Festa da Vindima, no dia 20 de setembro, a partir das 9h00, na ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras. Quem quiser pode participar na apanha da uva, que tem início por volta das 9h30.
Após a vindima, segue-se o transporte, em trator, para a Adega do Casal da Manteiga, onde é possível acompanhar os trabalhos de descarga da uva e a sua prensagem e também visitar o local onde se procede ao envelhecimento do vinho. A Festa da Vindima termina com um piquenique (churrasco).

Finalmente chegámos ao Alentejo, uma das principais regiões produtoras de vinho do país.

Estremoz

Na Herdade das Servas, até ao dia 30 de outubro, está a decorrer uma campanha com a oferta de visitas guiadas e prova de vinhos. Com um novo espaço, acabado de inaugurar, o lounge exterior junto à loja de vinhos, a tentação de ficar a degustar no local será maior. Servem todos os vinhos a copo, que podem acompanhar com algumas tapas.
Na compra de uma garrafa de Herdade das Servas, Monte das Servas ou Vinha das Servas nos restaurantes aderentes, de norte a sul do país, os clientes recebem um voucher válido para duas pessoas, que deverá ser apresentado aquando da visita. A marcação prévia é obrigatória e pode ser feita através do  email.

A Adega Vila Santa de João Portugal Ramos, também em Estemoz, proporciona visitas à adega e às caves,  uma prova de vinhos e a oportunidade de saborear petiscos alentejanos. Os grupos, com um mínimo de oito pessoas, podem participar na vindima incluindo a pisa a pé das uvas em tradicionais lagares de mármore. A marcação é prévia e pode ser feita através do e-mail.

Reguengos de Monsaraz

enoturismo_esporao (10)Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, convida-o a descobrir as tradições das vindimas no Alentejo, propondo um programa de atividades especiais para a época de vindimas, onde terá oportunidade de acompanhar as tradições e saberes que envolvem esta atividade. Até ao dia 24 de setembro, está prevista uma experiencia única, desde a apanha da uva nas vinhas até à prova do vinho no copo. Inclui passeio pela vinha, acompanhamento das práticas de produção, visita às caves e prova de vinhos. O programa termina com um almoço no restaurante. O “Menu Vindimas”, especialmente elaborado para a ocasião, conduz os participantes numa viagem às raízes e aos sabores típicos da região, com o toque de contemporaneidade da cozinha do Chefe Miguel Vaz. Este programa realiza-se todos os dias, exceto domingos e requer uma reserva prévia com mínimo de 48h através do email reservas@esporao.com. O custo por pessoa é de 80 euros.

De Norte a Sul do País

palace_curia (3)Em setembro, os chefes dos restaurantes da cadeia Thema Hotels prepararam menus sob o tema das vindimas. Assim, pode apreciar pratos onde o vinho é rei no Book do Porto (por 30 euros), Curia Palace (20 euros), Bussaco Palace (35 euros), Quinta das Lágrimas Palace em Coimbra (50 euros), Hotel da Estrela em Lisboa (25 euros), Hotel Praia-Mar em Lisboa (20 euros) ou Vila Monte no Algarve (25 euros).

Texto de Tânia Fernandes
Fotos arquivo C&H

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.