Vale do Lima lança Rota dos Gigantes

rota_gigantesA Rota dos Gigantes do Vale do Lima é um novo produto turístico que envolve quatro Concelhos da região, cada qual com a sua figura histórica universal, que promoveu Portugal no Mundo, como Fernão de Magalhães, Francisco Pacheco, João Álvares Fagundes e o padre Himalaya.

A cada munícipio corresponde um “gigante”, sendo que Ponte da Barca tem o Navegador, Fernão de Magalhães (que comandou a primeira viagem de circum-navegação da Terra, demonstrando que o mundo é redondo), Ponte de Lima tem o Santo, Francisco Pacheco (um dos primeiros missionários jesuítas na evangelização da Ásia, martirizado a fogo lento no Japão e hoje venerado nos altares como Beato da Igreja católica), Viana do Castelo com o Descobridor, João Álvares Fagundes (“navegou no Atlântico Norte e explorou a costa da Terra Nova, no Canadá, dando continuidade às expedições iniciadas para o continente americano muito antes da viagem de Colombo”) e Arcos de Valdevez com o Inventor, Padre Himalaya (“cientista do início do séc. XX, considerado um percursor das  energias renováveis, designadamente pelo aproveitamento da energia solar”).

A rota inclui passagem por localidades dos quatro Concelhos, promovendo locais específicos, desde casas da artes, a igrejas, ou bibliotecas municipais e apresentando as quatro figuras e a sua história.

A Rota dos Gigantes do Vale do Lima é um projecto conjunto da A ADRIL- Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima e da CENTER.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.