Vai um mergulho na piscina de luz de Jen Lewin?

The PoolReportagem de Tânia Fernandes e António Silva

The Pool, a obra de arte de Jen Lewin, composta por círculos de luz, chegou a Lisboa na passada quinta feira. Depois de ter feito sucesso em espaços públicos de cidades nos Estados Unidos, Austrália e Ásia, começa agora a digressão na Europa com entrada pelo nosso país. Até ao dia 9 de novembro pode ser vista – testada, pisada, percorrida e sentida – na Praça Central do Centro Comercial Colombo.

A adesão dos mais novos é imediata. Correm pelo espaço, entusiasmados com “as suas novas capacidades” de fazer mudar de cor o chão que pisam. Criada pela escultora norte-americana Jen Lewin, The Pool é composta por mais de 100 discos interativos colocados em círculo e 40.000 leads. A pressão do pé, assim como a velocidade são detetados pela superfície do disco que reage, adicionando e subtraíndo luz e cor. O som é outra envolvente que adensa o ambiente criado pelo efeito cromático.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exposição The Pool by Jen Lewin assinala a 4ª edição da iniciativa A Arte Chegou ao Colombo, criada em 2011. O Museu Coleção Berardo, o Museu Nacional de Arte Antiga e a exposição “Andy Warhol – Icons” já fizeram parte deste projeto. Encontra-a numa estrutura rodeada de tiras de tecido, na Praça Central do Centro Comercial Colombo até ao dia 9 de novembro, entre as 10h00 e as 24h00. A entrada é gratuita.

Dia 01 de outubro e de forma a assinalar o Dia Mundial da Música, o  Maestro Rui Massena promove, às 18h00, neste espaço, um concerto muito especial.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.