Uma Viagem Ao Tempo Dos Dinossauros No Dino Parque Da Lourinhã

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Em segurança e com bom tempo o Dino Parque, na Lourinhã, convida a um passeio animado e em família, à descoberta dos grandiosos dinossauros que se espalham por cerca de 10 hectares em espaço aberto.

Neste momento, o Parque apresenta mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como outros animais que reinaram os oceanos há 450 milhões de anos, e podem ser admirados ao longo de cinco percursos diferentes: Paleozoico, Triásico, Jurássico, Cretácico e Monstros Marinhos.

Diplocaulus, Dimetrodon, Euparkeria, Placodus, Eoraptor, Plateosaurus, Dilophosaurus, Pterodacty, Europasaurus, Stegosaurus, Allosaurus, Miragaia, Supersaurus, Lourinhanosaurus, Spinosaurus, Neovenator, Velociraptor, Oviraptor, Pteranodon, Triceratops, e o Tyrannosaurus são alguns dos habitantes que os visitantes podem conhecer e que despertam a curiosidade e o gosto dos mais jovens para estes animais há muito desaparecidos.

E entre as centenas de dinos presentes, este ano há um novo visitante: o Supersaurus, considerado como o maior dinossauro alguma vez visto no nosso país e um dos maiores do mundo, com 45 metros de comprimento, este novo habitante encontra-se perto da Torre Jurássica, que permite assim observar o espécimen em toda a sua plenitude.

O Supersaurus era um quadrúpede herbívoro, viveu há cerca de 150 milhões de anos, durante o período jurássico, chegava a pesar 25 toneladas e usava a sua longa cauda como chicote quando era necessário defender-se.

O Parque, um dos maiores da Europa e de características únicas no nosso país, é já um dos locais de visita preferidos dos mais pequenos, que aqui vêm à descoberta destes seres fascinantes e ao mesmo tempo assustadores. E este ano apresenta um novo espaço: o Paleo Camp que permite aos jovens visitantes experimentar ser paleontólogos por algumas horas ou um dia, explorar e escavar fósseis, ou até procurar tesouros jurássicos.

O espaço recria um local de escavação, com uma tenda de campanha, exposição de pegadas verdadeiras de dinossauros, acessórios, ferramentas e muitas atividades a decorrerem diariamente a ainda palestras com os Paleontólogos e Preparadores do Dino Parque da Lourinhã no pequeno anfiteatro do Paleo Camp. Aqui os mais pequenos podem fazer de conta, divertir-se e aprender sobre estas criaturas extraordinárias.

O Parque inclui ainda um espaço museológico, um Live Lab, localizados no edifício central do Dino Parque, onde é possível visitar atualmente a exposição paleontológica
Dinossauros da Lourinhã da responsabilidade técnica e científica do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), a exposição temporária Os Big 5, e ainda outros originais e réplicas de fósseis e ovos de dinossauros, e ainda um Parque Infantil.

O Dino Parque está aberto de segunda a domingo, das 10h00 às 17h30. Os bilhetes custam 9,90 euros para crianças dos 4 aos 12 anos, 13 euros a partir dos 13 anos, e existem ainda bilhetes para famílias; e podem ser adquiridos no local ou online (com 15% de desconto).

O Dino Parque fica na Rua Vale dos Dinossauros, na Abelheira – Lourinhã.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.