Natal 2020: Um Presente Que Nos Abraça…. Sempre – Livros Para Os Mais Novos

Num ano tão atípico, o Natal pretende devolver-nos uma réstia de normalidade possível. Sem os beijos, os abraços e os afetos tão próprios desta data, os presentes, dados e recebidos, serão, mais do nunca, símbolo do que nos une, apesar da distância física. Não há distanciamento que não quebre ao “abraço” de um livro: o cheiro da tinta, o desfolhar das páginas, as histórias e memórias, a viagem… Este Natal, compilamos alguns livros que serão verdadeiros “abraços”.

Para os leitores mais novos, a Editorial Presença editou o livro O Lobo Que Encontrou a Amizade, de Rachel Bright, com ilustrações de Jim Field e tradução de Vasco Gato.

O pequeno lobo não quer a ajuda de ninguém, ele é destemido e pensa que consegue fazer tudo sozinho. Mas quando se perde da matilha, descobre algo importante: às vezes, todos nós precisamos da ajuda de um amigo!
Uma história sobre a amizade e a entreajuda.

O livro, recomendado para crianças até aos 6 anos, tem 29 páginas e está à venda por 11,90 euros.

Também recomendado para os mais jovens leitores, o livro O Reino de Coral, de Laura Knowles, com ilustrações de Jennie Webber, editado pela Fábula.

Muitos seres vivos fazem a sua parte na construção desta maravilhosa obra de arte. Vamos mergulhar para saber mais?
Afinal, de que cor são os corais?
Corais coloridos, cardumes cintilantes de peixes, a diversidade de vida num recife de coral é celebrada neste livro de imagens visualmente deslumbrante, com uma mensagem ecológica sobre a necessidade de proteger esse ambiente mais precioso.
Através de rimas suaves e ilustrações belíssimas, este livro explora o ciclo da vida, a diversidade e a cor do ecossistema de recifes de coral, bem como as ameaças que os recifes enfrentam e o que podemos fazer para os salvar. Cada página está repleta de criaturas marinhas para descobrir e desfrutar.

O livro, de 32 páginas, está à venda por 14,39 euros.

Da coleção Fora de Coleção 7+, da Booksmile, o livro O Meu Livro de Mitologia, de Sérgio Franclim, com ilustrações de Raquel Costa.

Antes dos super-heróis e dos supervilões, existiram os deuses, os monstros e outras criaturas fascinantes da Grécia Antiga! É nestes incríveis protagonistas que são inspiradas muitas das histórias dos livros e dos filmes da atualidade.

Descobre a origem da guerra entre os deuses e os titãs, os doze trabalhos de Hércules ou ainda a luta empolgante de Teseu contra o Minotauro! Dos mitos mais emocionantes aos mais sangrentos e terríficos, neste livro vais encontrar histórias épicas, com ilustrações cheias de pormenores que não vais querer perder!

Com ilustrações muito coloridas e apelativas, esta é uma ferramenta incrível para ensinar as crianças de forma divertida.

O livro, editado em outubro, tem 64 páginas e está à venda por 13,99 euros.

Ainda com chancela Booksmile, o livro A Aranha Antonieta e o AEIOU, de Vanessa Namora Caeiro. O livro inclui um guião de leitura para famílias, professores e educadores, desenvolvido por Sandrina Esteves, professora no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, com ideias e atividades para explorar as vogais e estimular o gosto pela leitura junto dos mais novos.

Vem conhecer a Aranha Antonieta!
Ela vive na aldeia das Árvores Amarelas e, por lá, tudo o que existe começa com a letra A. Admirável, não achas?
Mas um dia algo estranho acontece e a Antonieta embarca numa imensa viagem por outros mundos e por outras vogais.
E tu?
Estás pronto para esta aventura estranha, mas inexplicavelmente original e única?
Atreve-te a descobrir onde se esconde o AEIOU!
Um álbum ilustrado, cheio de cor e de conteúdo pedagógico, onde a Antonieta, uma personagem amigável, vai levar as crianças a brincar, descobrindo palavras novas através das vogais.

O livro, recomendado para crianças a partir dos 4 anos, tem 56 páginas e está à venda por 13,99 euros.

Recomendado para os leitores entre os 6 e os 10 anos, o livro Isto Não é Uma Selva, de Susanna Isern, com ilustrações de Rocio Bonilla, com chancela Jacarandá.

Tudo começou no dia em que a Paula decidiu dizer que não. Dizer que não era fantástico. a Paula podia fazer o que quisesse…
Mas então algo aconteceu… a sua casa transformou-se numa autêntica selva com árvores, lianas, vegetação frondosa… e com todos os animais a pavonearem-se à sua volta.

O livro, de 40 páginas e está à venda por 11,90 euros.

A chancela Gradva editou, ao longo dos últimos anos, a coleção “As Aventuras do Capitão Cuecas”, de Dav Pilkey, com um total de 12 livros. Chegou, este ano às livrarias, o livro As Aventuras do Capitão Cuecas agora a Cores!.

George e Harold são um par de rapazes espertalhões. O que eles gostam, ainda mais do que de pregar partidas, é de produzir os seus próprios livros de banda desenhada. E juntos criaram o maior super-herói da história da sua escola: o Capitão Cuecas! A sua verdadeira identidade é TÃO secreta que nem ELE sabem quem é! O Sr. Krupp, diretor da escola do George  e do Harold, detesta  as partidas que eles pregam, bem como a sua produção  de banda desenhada.  E tramou um plano para os apanhar, acabando  de vez com as trapaças!  Esta história conta  o que aconteceu  quando esse plano falhou  e o Capitão Cuecas saltou  das páginas do livro  para resolver as coisas.

O livro, de 128 páginas e está à venda por 12,99 euros.

 

Nota ainda para o livro Matilde e a Cidade das Portas Mágicas, de Patrícia Furtado, com selo Nuvem de Letras. Uma nova coleção que tem tudo: «bruxas (boas), animais mágicos, sítios misteriosos e melhores amigas para sempre».

Matilde tem 10 anos e vive numa terra distante com os pais e com Fred, o seu melhor amigo, um furaleão curioso e muito inteligente que a segue por todo o lado. Ela podia ser uma menina completamente normal, não fosse o facto de ser uma bruxa (das boas) e ótima condutora de vassouras.
Um dia, vai para a cidade viver com a tia, uma bruxa das grandes, para estudar numa escola supostamente normal… mas que esconde muitos segredos. Matilde é esperta, rápida, tem bom coração e uma enorme incapacidade de ficar calada perante as injustiças. Com ela, vais viver muitas aventuras e descobrir feitiços incríveis. E vais querer um furaleão só para ti!

O livro, de 160 páginas e está à venda por 12,90 euros.

Boas Festas! Boas Leituras! Bons Presentes!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.