Turquia tem novos locais classificados de Património Mundial da UNESCO

bursta_turquia3Reunido recentemente em Doha, Catar, o Comité do Património Mundial da UNESCO reconheceu dois locais na Turquia como Património Mundial da Humanidade, atingindo um total de 1007 locais classificados em 161 países.

A escolha da cidade de Bursa e da aldeia de Cumalikizik na Turquia deve-se à sua relevância na origem do Império Otomano, na zona sul do Mar de Mármara. Reconhece-se assim a importância da criação de um sistema urbano e rural que serviu de apoio ao nascimento deste império no Séc. XIV.

O outro reconhecimento vai para a antiga cidade de Pérgamo, também na Turquia, devido à paisagem que nos liga directamente com a História. O local, que se eleva sobre a planície de Bakirçay na região do Egeo, possui um riquíssimo legado cultural que nos transporta a um dos centros culturais e artísticos mais importantes do período helenístico. Mais tarde foi a capital da província romana da Ásia conhecida como Asclepeion (um importante centro de cura).

Pergame et son paysage culturel à multiples stratesCom estas distinções, a Turquia reforça o seu potencial turístico com base na sua riqueza histórica e cultural, o que levou à nomeação de outros 52 locais, possuindo atualmente 13 locais reconhecidos como Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

De referir que, em Portugal existem 15 sítios que são Património Mundial e 26 sítios que são Património Mundial de origem/influência portuguesa fora de Portugal.

Texto de Teresa Leal
Fotos Site da UNESCO

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.