Associação De Jardins Históricos Lança 12 Garden Experiences Com Apoio Do Turismo Porto E Norte

O Museu Soares dos Reis, no Porto, acolheu no dia 12 de maio, a apresentação de 12 Garden Experiences, um produto turístico inédito que junta 29 jardins no Norte e Centro de Portugal.

A apresentação desta inovadora oferta cultural contou com as presenças do Arquiteto Manuel Sousa e do Doutor Fernando Guedes, ambos da Associação Portuguesa de Jardins Históricos (AJH), promotora da iniciativa e do Doutor Inácio Ribeiro, vice-presidente do Turismo Porto e Norte. O evento protocolar foi antecedido de um breve apontamento a cargo do Doutor António Ponte, Diretor do Museu Soares dos Reis.

Após cerca de quatro anos, dois deles a inventariar jardins de norte a sul de Portugal e dois outros a preparar rotas e criar parcerias financeiras para que os jardins pudessem estar abertos ao público, a AJH contou com o apoio da Ruris para organizar os jardins como produto turístico.

A pandemia quebrou o crescimento exponencial verificado em 2019, início de 2020, de visitantes no Porto e Norte. Numa época em que a reinvenção é indispensável, diversificar o turismo e apostar no turismo ambiental são as premissas que levaram a AJH a “desenhar” 12 experiências turísticas únicas.

Os Jardins Históricos foram até hoje, uma parte menos explorada do Património Nacional, que a 12 Garden Experiences pretende colmatar, com visitas guiadas e experiências exclusivas e distintivas, que aliam a descoberta da “arte paisagista” à provas de vinhos, gastronomia, turismo rural e outras iniciativas.

Associam-se a esta iniciativa as agências de viagens ClubTour e TravelTailors que comercializam os packs, “concebidos de forma diversificada, com diferentes durações” com visitas aos mais emblemáticos jardins de Portugal (numa primeira fase apenas jardins do Norte e Centro) combinadas com alojamento, restauração e outras atividades turísticas.
Os interessados poderão, no entanto, realizar as viagens de forma independente, já que a página da AJH disponibiliza uma aplicação móvel que simula tempos de deslocação e visita aos jardins, em função dos jardins seleccionados. A página da AJH disponibiliza ainda um inventário de jardins com mais de 800 entradas.

Packs para visitar todos os jardins, passaporte de visitante ou ainda visitas todo o ano são alguns dos projetos futuros da AJH, bem como a criação de novas rotas com a inclusão de mais Jardins Históricos.

As 12 Garden Experiencies, com 29 Jardins Históricos e “uma mão cheia de experiências” contemplam: Jardins, Douro e Vinhos, um pack de dois dias com visita aos jardins históricos da Quinta da Aveleda, Casa dos Viscondes da Várzea, Quinta de Vale Abraão e Casa de Mateus; Jardins do Dão, com visita aos jardins de Santar Vila Jardim e do Palácio dos Condes de Anadia, numa experiência de um dia, que inclui provas de vinho e queijo e um almoço de degustação ou numa experiência de dois dias, acrescentando ao roteiro a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo; Douro Premium que contempla duas experiências e visitas guiadas aos jardins e mata da Quinta de Vale Abraão e aos jardins da Casa dos Viscondes de Várzea; Ribeira Lima, também com duas experiências propostas e visita guiada aos jardins do Paço de Calheiros, do Paço de Vitorino e da Casa de Nossa Senhora d’Aurora; Jardins do Minho, com visita à Quinta dos Curvos, em Esposende e visitas guiadas à cerca do Mosteiro de Tibães e ao Santuário do Bom Jesus do Monte; Verdes Jardins, Verdes Vinhos convida os visitantes a descobrir a Quinta da Aveleda, a Casa de Juste, os jardins da Casa da Penha e os jardins da Casa de Margaride; Norte com Alma, inclui visita ao Jardim Botânico do Porto, visita guiada à Casa de Juste e Quinta da Avaleda; Coimbra: Jardins. Lendas e Natureza, com visitas ao Jardim Botânico de Coimbra, à Quinta das Lágrimas e à Mata Nacional do Bussaco e, por fim, Jardins de Basto, com o Tâmega como pano de fundo, numa visita à Quinta do Prado, em Celorico de Basto e uma visita guiada à Casa da Igreja, em Mondim de Basto e ao Mosteiro de São Miguel, em Cabeceiras de Basto.

Os preços dos packs, comercializados pelas agências de turismo, variam entre os 55 e os 1700 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.