O Turismo de Portugal e a UNESCO apresentaram em Lisboa no passado dia 24, o manual para gestão sustentável do Património Mundial – Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa, uma publicação dirigida aos gestores dos 40 sítios Património da Humanidade, de origem e influência portuguesa em todo o mundo, que reúne as melhores práticas internacionais de gestão sustentável de recursos culturais e patrimoniais.
O Património Mundial português e de origem ou influência cultural portuguesa constitui um dos maiores itinerários temáticos classificados pela UNESCO. Com esta publicação pretende-se aumentar as competências das entidades gestoras destes sítios – 14 em Portugal e 26 espalhados por 18 países dos quatro continentes – para planearem e gerirem o turismo de uma forma sustentável em benefício das comunidades locais e dos visitantes, conciliando a preservação do património com os seus potenciais benefícios económicos a longo prazo.
A publicação reúne as conclusões do projecto de parceria “Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa” desenvolvido ao longo de dois anos entre o Turismo de Portugal e a UNESCO, através do Centro do Património Mundial. Os três estudos de caso representativos foram o Forte de Jesus, Mombasa, Quénia, o Centro Histórico de Évora e os Sítios Arqueológicos do Vale do Côa.
O projecto iniciou-se no primeiro semestre de 2011, contou com dois workshops em Lisboa e em Évora, com a participação de especialistas da Unesco, bem como dos representantes de todos os sítios classificados como Património Mundial, portugueses e de origem ou influência portuguesas.
A publicação Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa está disponível para download aqui.
Texto de Clara Inácio