XVII Edição do TUIST regressa ao Coliseu a 22 de Março

0903_xivtuist058A XVII edição do TUIST – Festival de Tunas Cidade de Lisboa regressa ao Coliseu dos Recreios no dia 22 de março às 21h00. Organizado pela  TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico – este é um dos mais conceituados festivais do género a nível nacional, reunindo anualmente vários dos melhores grupos musicais das universidades portuguesas.

Destaque para a participação da Tuna Universitária do Porto, a mais antiga de Portugal e vencedora de quatro edições. Também a concurso apresentam-se a Tuna Universitária de Aveiro, a Scalabituna – Tuna do Instituto Politécnico de Santarém) – e a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho. A extra-concurso marcam presença a anfitriã TUIST, a Tuna Feminina do ISTe a Tuna Académica do Liceu de Évora (única tuna de liceu em Portugal).

As tunas são agrupamentos artísticos universitários cuja origem remonta ao final do século XIX. Os seus reportórios são marcados pela cultura e musicalidade ibero-americanas. A sua sonoridade é dominada por arranjos vocais polifónicos e instrumentações que misturam a tradição ibérica – guitarra, cavaquinho e bandolim – à sonoridade sul-americana – acordeão e percursões – passando ainda por vários instrumentos clássicos, como as flauta, o violino ou o contrabaixo.

Os preços variam de 5 a 12 euros e já estão disponíveis nos locais habituais.

Texto de Tiago Espinhaço Gomes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.