Tsubaki Celebra A Semana Do Sushi

Reportagem de Tânia Fernandes

Tsubaki

Até ao dia 25 de junho, o restaurante Tsubaki está a celebrar a semana do sushi. O Chefe Flávio Barbosa preparou algumas sugestões de gastronomia japonesa, com alguma inspiração portuguesa.

A qualidade e frescura do peixe é trabalhada com a técnica da cozinha nipónica contemporânea. De forma simples, mas com apurada noção estética, os pratos são consumidos pelos sentidos. Somos atraídos por uma estética harmoniosa, sentimos os aroma das especiarias orientais e degustamos, com todo o prazer as propostas.

O restaurante funciona dentro do Turim Saldanha Hotel, mas trabalha de forma independente, com porta direta para a rua. A luz natural envolve o espaço decorado por Ana Rita Soares. Passámos pelo bar, antes de entrar no restaurante, para um aperitivo: uma ostra ao natural com um cocktail de yuzu – citrino japonês – com saké, adornado com lavanda.

Tsubaki

Passámos depois à sala do restaurante. O balcão de sushi fica à vista, para quem queira espreitar a confeção. Para refrescar de um dia quente, começámos com uma sopa fria de tomate aromatizada  com gengibre e wacame fresco. Seguiu-se uma entrada a condizer com a época de santos populares. Flávio Barbosa pegou no mais popular dos peixes e criou uma Trilogia de Sardinha composta por Brocheta de sardinha com azeitona desidratada, Niguiri de sardinha temperado com togarashi (uma combinação de especiarias japonesas que contém sete ingredientes diferentes) e uma peça de sushi com recurso a receita de oshizushi, ou seja sushi prensado.

Pregado, robalo, dourada, atum, salmão e carapau compunham a seleção de sashimi que se seguiu. Explicou-nos Flávio Barbosa, que é numa taça destas que o cliente faz a sua própria seleção. A frescura do peixe é acentuada pela forma como é servido, entre algas e legumes, em cama de água.

Seguiu-se uma seleção de peças de sushi, entre rolos, gunkans, niguiris de tradicional mas também de fusão. No combinado de fusão, unem a técnica e matéria prima ocidental com a japonesa. Os apreciadores de sushi tradicional não irão rejeitar totalmente esta opção, pois traz variações subtis, sem grandes excessos.

De sobremesa, está em destaque, esta semana, um trio irresistível: Cheesecake de saké com maracujá, gelado de lima e fruta laminada, que no dia foi manga.

Algumas destas iguarias, como a entrada e a sobremesa, só estão disponíveis durante esta semana e integram o menu “All You Can Eat” que está disponível ao almoço por 14,80 euros por pessoa (incluindo a sobremesa).

Ao jantar, está disponível o menu de degustação Ban-Tsubaki, pelo valor de 22,50 euros.

As crianças até aos 12 anos têm uma redução de 50% no valor do menu escolhido. Para os mais pequenos, encontra-se também disponível um menu infantil que tem um hambúrguer de salmão no pão e batata frita pelo valor de 6,90 euros.

O Tsubaki – Japanese Cuisine fica localizado no Turim Saldanha Hotel, na Rua Latino Coelho, 23, em Lisboa. O restaurante tem capacidade para 50 pessoas e está aberto de segunda a sexta entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 19h00 e as 23h00. Aos fins de semana abre apenas entre as 19h00 e as 23h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.