Tributo A Os Lusíadas e Mensagem Nos 116 Anos Da Livraria Lello No Porto

A Livraria Lello celebra, no próximo dia 13 de janeiro, o seu 116º aniversário, com um tributo a dois grandes poemas épicos portugueses, numa festa de entrada livre, com música,bolo de aniversário e 116 livros para oferecer aos primeiros visitantes do dia.

O Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 acolhe, no dia do aniversário da livraria, pelas 13h00 (horário local) / 09h00 (em Portugal) o lançamento das primeiras traduções para árabe de Os Lusíadas, de Luís de Camões e Mensagem, de Fernando Pessoa. Os livros integram a coleção de clássicos da Livraria Lello – The Collection – e a sua tradução ficou a cargo de Abdeljelil Larbi, professor de Literatura Árabe no Instituto Universitário de Lisboa. A cerimónia poderá ser acompanhada em direto num ecrã gigante colocado em frente à Livraria Lello.

No Porto, os 116 anos da Livraria Lello serão celebrados com um tributo a Os Lusíadas e Mensagem e aos seus autores. Para além da ligação ao Dubai, a celebração contará com momentos musicais protagonizados por artistas nacionais de renome, como Ricardo Ribeiro ou Tiago Bettencourt, que interpretarão poemas de Luís de Camões e Fernando Pessoa.

Relembrar o arrojo do passado para inspirar um futuro de superação

Os Lusíadas e Mensagem “são relatos de coragem e audácia que hoje, tal como no século XVI e no século XX, relembram o arrojo do passado para inspirar um futuro de superação. É isto que, diariamente, acontece na Livraria Lello e que, neste momento tão particular da história, gostaríamos de inspirar a sociedade a fazer também”, destaca Aurora Pedro Pinto.

Em Os Lusíadas (1572), Luís de Camões canta a história de Portugal desde a sua formação, com grande destaque para a época dos descobrimentos. São 10 cantos, 1102 estrofes e 8816 versos, que narram a grande epopeia chamada Portugal. E porque tamanha epopeia não poderia ficar refém de uma só língua, podemos encontrar versões d’Os Lusíadas em espanhol, russo, francês, alemão, italiano, húngaro, holandês, japonês dinamarquês, sueco e até em concani ou esperanto. Faltava o árabe.

Mensagem é o sonho que Fernando Pessoa tem de Portugal. Trata-se do seu único livro de poemas em português publicado em vida. Nos 44 poemas de Mensagem contam-se séculos de história, preenchidos por glórias, heróis e mitos. Tal como Camões fizera, quatrocentos anos antes, o poeta olha para a grandeza das viagens marítimas como um incitamento para o sonho e para ação: “É a Hora!”, escreve no último verso.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.