Trafaria Praia está a chegar a Lisboa

trafaria_praia15A DouroAzul, empresa de cruzeiros fluviais, exerceu o direito de preferência sobre a aquisição do Trafaria Praia. O cacilheiro trabalhado por Joana Vasconcelos, que marcou a presença de Portugal na Bienal de Veneza de 2013 está a chegar a Lisboa, de acordo com comunicado de imprensa da DouroAzul. Prevê-se que fique aberto ao público a partir de abril.

O Trafaria Praia foi um dos pavilhões que suscitou curiosidade junto dos visitantes da Bienal, pela sua originalidade e mobilidade. A artista manteve a funcionalidade do seu objeto artístico, permitindo que o cacilheiro fizesse dois cruzeiros por dia, dentro da lagoa de Veneza, entre o local do certame e a Praça de S.Marcos. Com presenças confirmadas já em vários portos internacionais, a atividade do Trafaria-Praia irá ultrapassar os limites temporais para o qual foi criado.

trafaria_01Toda a operacionalização da embarcação, esteve a cargo da DouroAzul, um dos mecenas envolvidos no projeto, que lhe afetou uma equipa de tripulantes. O regresso a ‘casa’ da embarcação iniciou-se há cerca de 2 meses, tendo sido prolongada no tempo em função das condições climatéricas, decorrentes de um Inverno rigoroso, o que obrigou, por questões de segurança, a sucessivas paragens em portos intermédios.

Texto e imagens de Tânia Fernandes

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.