Tradições Pascais Das Beiras E Serra Da Estrela Em Formato Digital

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) apresenta um roteiro digital pelo território das tradições pascais, com a quadragésima, os festivais de sabores, as feiras e mercados digitais de produtos identitários.

A Quadragésima, conjunto de tradições e rituais religiosos que são a expressão mais profunda de religiosidade popular nas cidades e aldeias da Beira Interior, propõe um «roteiro espiritual e virtual pelas tradições mais emblemáticas da Região»

No dia 2 de abril, pelas 21h00, o Município de Pinhel, convida a «percorrer online o caminho da renovação da esperança – a Via Sacra», no Facebook da Cidade Falcão, que transmitirá também, no dia 4 de abril, às 12h00, a Eucaristia do Domingo de Páscoa.

O Município do Fundão, sob o mote “Fundão aqui come-se bem”, leva os sabores da Páscoa ao Festival Gastronómico, com take-away ou entrega em casa, dos sabores tradicionais da época da Páscoa.

Na plataforma Smartfarmer, o Município do Sabugal disponibiliza, até ao dia 21 de abril, o “Mercado da Terra”, com promoção e divulgação de atividades associadas ao mundo rural e ao artesanato da região e venda de produtos “made in Sabugal”.

A plataforma DOTT apresenta até ao dia 13 de abril a “Feira do Queijo da Serra da Estrela” e até dia 21 de agosto, a “Exposerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela”, com mercado virtual de Queijos da Serra da Estrela.

Também o Município de Celorico da Beira tem a decorrer a “Feira do Queijo” com promoção da loja online de promoção de queijos e outros produtos endógeno, com vários eventos digitais de showcooking, workshops, conversas online com Chefes, entre outras iniciativas.
“O Bom Sabor da Serra” é a proposta do Município de Fornos de Algodres, com uma Feira do Queijo Serra da Estrela.

Destaque ainda para “A Serra à Sua Porta”, uma iniciativa da CIM-BSE, em estreita articulação com os Municípios que a compõem, que reúne numa página única as várias plataformas de venda online de produtos do território, como Azeites de Montanha, Vinhos do Douro, Dão e Beira Interior, fumeiro e enchidos assim como mel, compotas e doces.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.