Trabalho gráfico de Vieira Portuense em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga

3e7015bca5dc36ef12ac92a88f179655A Sala do Mezanino do Museu Nacional de Arte Antiga apresenta até março de 2015 a exposição Il Celebre Pittore, que reúne trabalhos gráficos de Vieira Portuense (desenhos de Parma).

Esta exposição redescobre os seus trabalhos gráficos do período em que Vieira Portuense (Francisco Vieira, de seu nome) viajou para Itália onde esteve a desenvolver uma prestigiante atividade ao serviço da corte ducal de Parma, entre 1794 e 1796.

São desse período os trabalhos expostos, realizados em estreita colaboração com o grande impressor Giambattista Bodoni, divulgando pela primeira vez na Europa obras fundamentais de Correggio e de outros mestres da pintura clássica.

A mostra aqui apresentada, pretende também anteceder a exposição FMR. A Colecção Franco Maria Ricci, que vai ser inaugurada no MNAA a 28 de novembro, e da qual são contemporâneos muitos dos desenhos aqui apresentados, contextualizando assim a obra gráfica de Vieira Portuense no contexto artístico europeu da sua época.

Esta exposição é comissariada por José Monterroso Teixeira e Alexandra Gomes Markl e pode ser vista à terça-feira das 14h00 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Os bilhetes custam 6 euros.

Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.