Torreão Nascente da Cordoaria Nacional recebe exposições de fotografia da Estação Imagem – Mora

© Bruno Simoes CastanheiraA Câmara Municipal de Lisboa acolhe a partir do dia 1 de março, na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, duas exposições de fotografia da Estação Imagem | Mora, organizadas em parceria com a Câmara Municipal de Mora e a Estação Imagem.

A primeira, Prémio de Fotojornalismo 2013 Estação Imagem Mora, dá a conhecer a reportagem fotográfica vencedora, um trabalho de Bruno Simões Castanheira sobre a catástrofe social desencadeada pela crise económica na Grécia. Bruno Simões Castanheira é um fotojornalista freelancer que decidiu partir para a Grécia no auge da contestação popular.

Além do grande prémio, o júri do Prémio de Fotojornalismo 2013 Estação Imagem Mora, presidido por Elisabeth Biondi, distinguiu mais 18 reportagens entre as 492 submetidas a concurso por 167 fotojornalistas, num total de mais de seis mil imagens. Para além de Bruno Simões Castanheira, a exposição conta com imagens de Pedro Nunes, Pedro Armestre, António Pedro Santos, Augusto Brázio, Pedro Elias, Bruno Simão, Paulo Pimenta, João Carvalho Pina, Nelson Garrido, Patrícia de Melo Moreira, Octávio Passos, Gabriel Tizón, Daniel Rocha, Mário Macilau, Alfredo Cunha e Daniel Rodrigues.

A segunda exposição, Álbum de Família, de Nelson d´Aires, resulta do trabalho desenvolvido para a Bolsa 2012 e realizado durante o ano de 2012 e 2013.

A partir do arquivo do fotógrafo António Gonçalves Pedro, que ao longo de meio século fotografou as pessoas de Mora e seus arredores, Nelson d´Aires tentou encontrar no presente muitas das pessoas fotografadas por ele no passado, cristalizando-as agora nos seus ambientes e outras circunstâncias de vida.

Esta é a quarta edição do Prémio de Fotojornalismo 2013 Estação Imagem Mora , o único prémio do género em Portugal.

Tal como em anos anteriores, o júri é composto por destacadas figuras da cena internacional do fotojornalismo, e para além de Elisabeth Biondi, directora de arte darevista The New Yorker, fazem ainda parte Jim Casper, da Lens Cultures, por Maurício Lima, fotógrafo do NewYork Times  e Paul Hanna, editor fotográfico da agência Reuters.

As  exposições ficam patentes na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria até ao dia 30 de março, e podem ser vistas com entrada gratuita de terça a sexta-feira das 10h00 às 19h00, ao sábado e domingo das 14h00 às 19h00,estando encerradas à segunda-feira e feriado.

Texto de Susana Sena Lopes

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.