Topázio festeja 140 anos com 14 peças de criadores de áreas distintas

Joana Vasconcelos na exposição 14 décadas Topázio

Designers, estilistas e artistas plásticos de renome aceitaram o repto da Topázio para se juntarem à iniciativa que assinala as 14 décadas de atividade da fábrica de pratas de Gondomar. A coleção Topázio – 140 anos de Prata foi esta semana apresentada no Torreão Nascente do Terreiro do Paço.

O Jarrão de D.João V é o ponto de partida desta coleção. Foi pedido a artistas das mais diversas áreas de se inspirassem nesta icónica peça e apresentassem uma criação que, de certa forma, estivesse ligada à história da Topázio. Os arquitectos Cristina Santos e Silva, Didier Faustino, Dino Gonçalves, os estilistas Dino Alves e Nuno Baltazar, os designers Fernando Brízio, Marco Sousa Santos, Sam Baron, Teresa Lundahl e Toni Grilo, os artistas plásticos Joana Vasconcelos e Rodrigo Oliveira, a designer de interiores Nini Andrade Silva e o street artist Vhils aceitaram o repto. Entre propostas mais próximas do Jarrão de D.João V, a abordagens contemporâneas do tema, outras que se limitaram a interpretar a funcionalidade da peça e as que revelam essencialmente uma interpretação estética, encontrámos um pouco de tudo nesta mostra.

Toni Grilo, diretor criativo da marca, é o curador da exposição e foi responsável pela ponte entre os artistas e os artesãos. “Temos orgulho em apresentar a visão de criativos de áreas muito distintas, porque para nós a criatividade não tem fronteiras: agradecemos aos designers, arquitectos, decoradores, estilistas e artistas plásticos por contribuírem para uma exposição tão especial, genuína e rica em perspetivas. Acrescenta-se um especial obrigado às “mãos de prata”, pois sem elas as ideias não seriam concretizadas”.

A coleção vai estar em exposição no showroom da fábrica em Gondomar, e está previsto que saia em itinerância em roadshow. As peças da coleção Topázio – 140 anos de Prata irão estar à venda, em edição limitada de apenas 10 unidades por cada obra.

Reportagem de Tânia Fernandes

 

Artigo anteriorCortiça nacional em destaque na Bienal de Design de Istambul
Próximo artigoO Espírito de um País de Rodrigo Leão no CCB

Leave a Reply