TNSJ Leva a Cena Tragédias Gregas

teatro_gregoO Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, apresenta  a partir de hoje, dia 22 de outubro, as tragédias clássicas Ifigénia, Agamémnon, e Electra.

Ifigénia, Agamémnon, Electra são três espetáculos “criados com a urgência e as palavras do nosso tempo, em diálogo com o repertório da tragédia grega”, que continuam tão atuais como se tivessem sido hoje escritas. Com texto e encenação de Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, as peças exploram a inevitabilidade do destino, o poder e o sacrifício

As “trigédias” partem dos textos de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo e acompanham os Atridas, a família real ateniense, ao longo de várias épocas. As peças começam com o sacrifício de Ifigénia – irmã de Electra e Orestes –, pelo seu pai Agamémnon, que necessita de vento para fazer o povo grego chegar até Tróia. No segundo momento, Clitemnestra mata o marido para vingar a morte da filha e Electra e Orestes tiram a vida à mãe, vingando a morte do pai.

Apesar de haver um pacto de confiança com os espectadores – a tragédia é sangrenta e “acaba sempre mal” – as personagens redimem-se dos atos desprezíveis que cometeram, porque há um antecedente e uma memória coletiva, entrando aqui a dimensão moral da tragédia grega. Para Tiago Rodrigues, “as ideias que estão por trás desta peça são ideias que nos podem falar da forma como vivemos hoje e como vamos continuar a viver”.

Os três espetáculos, que estrearam anteriormente em Lisboa, são uma coprodução entre TNDM II e o Teatro Viriato. Ifigéniapode ser vista entre os dias 22 e 24 de outubro, às 21h00. Agamémnon sobe ao palco do TNSJ nos dias 25 (16h00), 28 (19h00) e 29 de outubro (21h00) e Electra está em cena entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, sendo que as récitas de sexta e sábado realizam-se às 21h00 e no domingo, às 16h00.

Os bilhetes custam entre 7,50 euros e 16 euros, com um preço especial na aquisição de bilhetes para as três peças.

O TNSJ disponibiliza ainda, no domingo, uma oficina onde os mais novos poderão participar enquanto os pais assistem aAgamémnon. A iniciativa, agendada entre as 15h30 e as 17h30, explora a criatividade, expressividade e a improvisação fazendo uma aproximação ao espetáculo em cena. A inscrição é de cinco euros por criança e 2,5 euros pela participação de uma segunda criança.

Texto de Sandra Mesquita

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.