TNSJ Dá as Boas Vindas a 2016 Com Sete Estreias  

2-Imagens restauro_ créditos TUNA_TNSJO Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, inicia o novo ano com 14 espetáculos, sete deles estreias. Um dos destaques será a primeira apresentação nacional de Guerra – coprodução do Festival Internacional de Teatro Tchekhov e do Festival Internacional de Edimburgo, reforçando os laços com o festival russo, um dos mais influentes a nível mundial no que toca às artes de palco, onde Sombras, produção da Casa, esteve em cena em 2013 com enorme sucesso.

O ano arranca a 14 de janeiro com Doce Pássaro da Juventude, de Tennessee Williams, espetáculo em cena até 31 de janeiro e que marca o regresso dos Artistas Unidos ao TNSJ. No mesmo mês, o TNSJ celebra Shakespeare, assinalando os 400 anos da morte do poeta e dramaturgo. Ana Luísa Amaral lidera um seminário em que os participantes são convidados a ler e decifrar seis peças do mapa-mundo do autor. Já Nuno Carinhas orienta a Oficina Auto da Feira, num regresso do diretor artístico ao universo de Gil Vicente que tão bem conhece.

No Dia Mundial do Teatro, este ano uma vez mais convertido em Semana Mundial do Teatro, o TSNJ  apresenta duas estreias: Beijo, com encenação de Jorge Pinto, e Águas Profundas + Terminal de Aeroporto, com encenação de Nuno M. Cardoso.

Da programação constam ainda os novos projetos de Victor Hugo Pontes – Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a, em cena de 11 a 13 de fevereiro, no TNSJ –, e de Paulo Ribeiro, com A Festa (da Insignificância), de 18 a 20 de fevereiro, no TNSJ, que assinala os 20 anos da companhia liderada pelo coreógrafo. Elmano Sancho com Misterman, espetáculo que lhe valeu o prémio de melhor ator de teatro em 2014, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, é outra das peças de referência no primeiro trimestre.

Uma das novidades será também o bilhete conjunto para visitas guiadas, quer ao Teatro Nacional São João, quer ao Mosteiro de São Bento da Vitória, que desde novembro está também aberto a todos os interessados. A partir de janeiro, o bilhete para conhecer os dois espaços custará 6 euros.

Texto de Sandra Mesquita – Porto

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.