TNSC Apresenta Oratória La Passion De Simone A 9 De Maio

A oratória La Passion de Simone, de Kaija Saariaho, é a obra que sobe ao palco do Teatro Nacional São Carlos no próximo domingo dia 9 de maio, às 11h00, numa coprodução com o Centro Cultural de Belém.

A peça tem como ponto de partida a vida e obra de Simone Veil, e resultou de uma estreita colaboração entre Saariaho, Amin Maalouf (compositora, libretista) e Peter Sellars (encenador), em que o soprano assume o papel principal de narrador.

La Passion de Simone consiste numa oratória escrita para soprano solo, coro, orquestra e eletrónica (na versão original), composta na sequência de uma encomenda conjunta do Festival de Viena, da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, do Barbican Center de Londres e do Lincoln Center de Nova Iorque, tendo a sua estreia acontecido no dia 26 de novembro de 2006, em Viena, no âmbito do New Crowned Hope Festival, projeto concebido pelo iconoclasta americano Peter Sellars (n. 1957).

Segundo Saariaho, a peça resultou de um trabalho de estreita colaboração entre a compositora, o libretista Amin Maalouf (prestigiado escritor francês nascido no Líbano em 1949) e Peter Sellars (que assinou a encenação da produção), verificando-se uma complementaridade das perspetivas individuais de cada um dos três criadores sobre a figura de Simone Weil.

Do ponto de vista formal, a obra encontra-se organizada em quinze andamentos (diferentes entre si aos níveis do caráter e da estrutura), designados na partitura por estações, numa óbvia referência ao tradicional modelo da Paixão cristã e às quinze estações da Via Crucis (também denominada por Via Sacra), que retratam o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O concerto vai ser dirigido por Joana Carneiro, que assume assim a regência do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, da Orquestra Sinfónica e da soprano Susana Gaspar. O espetáculo conta, ainda, com a interpretação do bailarino da Companhia Nacional de Bailado, Miguel Ramalho. Numa coprodução OPART-TNSC/CCB.

Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local e custam entre 15 e 25 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.