TNDM II Apresenta Macbeth Com João Reis

Depois de ter subido ao palco do Teatro Nacional São João No Porto, é a vez do TNDMII apresentar Macbeth de William Shakespeare, numa encenação de Nuno Carinhas, com João Reis no protagonista.

A peça, apelidada de “maldita”, vai estar em cena de 7 a 17 de dezembro na Sala Garrett, e conta com as interpretações de Diana Sá, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Cardoso, João Castro, João Reis, Jorge Mota, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, e Sara Barros Leitão.

A narrativa começa com Macbeth e Banquo, seu amigo, retornando de uma guerra pelo reinado da Escócia, depois de retumbante vitória. Na estrada eles se deparam com três bruxas, que realizam surpreendentes previsões. De acordo com as irmãs, símbolos aqui das três tecelãs do destino humano, o protagonista se tornará Barão de Cawdor e, futuramente, o novo soberano. Quanto a Banquo, será o progenitor de reis.

Logo depois Macbeth é eleito Barão de Cawdor pelo Rei Duncan; surpreso com a precisão das revelações feitas anteriormente, ele escreve uma carta para sua esposa, Lady Macbeth, narrando o acontecido. A gananciosa mulher propõe então ao marido que o Rei seja assassinado para que o governo do reino passe então para as suas mãos.

Macbeth, a princípio hesitante, sucumbe à tentação e convida o soberano para se hospedar em sua residência. À noite, ele vai ao seu quarto e o mata impiedosamente. Imediatamente o trono se torna seu, mas sua consciência não o alivia. A culpa o persegue e ele segue cometendo atos insanos, como acabar com a vida de seu companheiro Banquo, pois acredita que ele o acusa de assassinar o rei Duncan.

O filho de seu amigo, futuro rei, se une ao seu maior adversário, Macduff, de quem ele roubou a família ao assassiná-la, e logo investem contra o tirano, cada vez mais cruel por não suportar os remorsos. Pouco antes, as bruxas lhe haviam revelado que nenhum homem nascido de uma figura feminina seria capaz de matá-lo.

A esta altura o rei já está enlouquecendo, e se desequilibra radicalmente ao saber que a esposa, não suportando os fantasmas que perseguiam sua consciência, havia recorrido ao suicídio. Neste momento seus principais rivais são a culpa, o remorso, os fantasmas de suas vítimas.

Macbeth pode ser visto de 7 a 17 de dezembro, quarta feira às 19h00, de quinta a sábado às 21h00 e domingo às 16h00. Os bilhetes estão à venda no local e online e custam entre 5 e 17 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.