Tilva Rosh foi o grande vencedor da 4ª edição do Estoril Film Festival

O Estoril Film Festival encerrou este domingo com a cerimónia de entrega de prémios no Centro de Congressos do Estoril, numa cerimónia que foi apresentada pela actriz Maria João Bastos, e na qual foram anunciados os vencedores desta 4ª edição, que teve como grande vencedor Tilva Rosh, do sérvio Nikola Lezaic da Sérvia, como melhor filme.

Tilva Rosh, do sérvio Nikola Lezaic é a primeira longa-metragem do realizador de 29 anos e foi também distinguido com o prémio Cineuropa e inspira-se na vida dos actores principais, dois amigos unidos pela cultura skateboard. Mas a chegada de uma mulher e a partida de um deles para a universidade vai mudar por completo a vida dos jovens.

O prémio especial do júri João Bénard da Costa distinguiu o desempenho da actriz francesa Isabelle Huppert em Copacabana, de Marc Fitoussi, de França.

No âmbito do prémio Montblac para o Melhor Argumento, os russos Andrey Stempkovsky, Anush Vardanyan e Givi Shavgulidze foram destacados pelo seu trabalho em Reverse Motion, da Rússia, filme que também recebeu uma menção honrosa pela direcção de fotografia de Zaur Bolotayev.

A acrtiz Joana de Verona, que integra o elenco de Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz, foi a única portuguesa premiada nesta 4ª edição do Festival, tendo sido distinguida com o Prémio L’Oreal Jovem Talento.

O prémio Meo para a Melhor Curta-Metragem foi ex-aequo para Sredni Vashtar, de Alana Osbourne, do Institut National Supérieur des Arts du Spectacle (Bélgica), e para Sing me to Sleep, Magnus Arnesen, do The Polish National Film Television e Theatre School (Polónia).

Le Dernier Instant, de Bouchra Moutaharik, sai também com uma Menção Especial, enquanto a Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) foi distinguida com o Prémio Concurso Curtas-Metragens Canon.

Durante a cerimónia de entrega de prémios do Estoril Film Festival destacou-se ainda o nome de John Malkovich, que recebeu a distinção especial de carreira. O actor norte-americano mostrou-se surpreendido com o prémio, que lhe foi entregue pelo próprio director do festival, Paulo Branco.

Marisa Paredes, Alberto Garcia-Alix, Baltazar Garzon e Giya Kancheli foram outros dos nomes que também arrecadaram os prémios especiais do Festival.

O Estoril Film Festival abriu portas a 5 de Novembro em vários espaços do concelho de Cascais e encerrou com a exibição do último filme de Woody Allen, You will meet a Tall Dark Stranger.

Texto de Cristina Alves
Fotos Gabinete de Imprensa do Estoril Film Festival

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.