TIL traz Romeu e Julieta numa história de gatos

Romeu e Julieta - Uma Historia de GatosReportagem de Susana Sena Lopes (texto) e Tânia Fernandes (fotografia)
 

É possível contar a história de Romeu e Julieta aos mais pequenos? A criatividade do Teatro Infantil de Lisboa mostra não só que é possível mas também que pode ser um sucesso, com a peça “Romeu e Julieta – uma História de Gatos” estreada este fim de semana no Teatro Armando Cortez

A tragédia original de Shakespeare dá lugar a uma história de amor contada por gatos, passada nas docas de Lisboa. Um farol e um barco de quase 4 metros de altura recriam o ambiente; a música, os figurinos bem conseguidos e as personagens felinas encarregam-se do resto. A história é contada de uma forma simples, onde os mais pequenos vibram com as peripécias que resultam da disputa entre duas famílias de gatos rivais, aqui nesta história os Monteses e os Capuleto. Romeu é a personagem que vai mudar para sempre o destino destas duas famílias, gato da família dos Monteses que a Lisboa chega para esperar “encontrar alguém para amar”, e que acaba por se infiltrar no baile de máscaras da família Capuleto. Ali conhece Julieta, e ambos de imediato se apaixonam. A história segue o desenrolar do texto original, da proibição do amor entre os dois, do papel da aia de Julieta (interpretação muito divertida que faz soltar inúmeras gargalhadas do público), do casamento em segredo, à  partida de Romeu e reencontro com a amada.

O desfecho é aqui apropriado para as emoções dos mais pequeninos, e prova que “um amor que luta contra todas as adversidades vence no fim” e que mesmo uma história de amor entre gatos consegue ter um final feliz. “Se o ódio afasta, o amor traz a esperança”, foi o mote cantado e repetido pelos dois amantes felinos.

This slideshow requires JavaScript.

O Teatro Infantil de Lisboa continua da melhor forma o seu trabalho de formação de públicos de todas as gerações ao longo dos seus quase 40 anos de existência. Apesar disso, são conhecidas as dificuldades financeiras que o TIL atravessa, desde que em 2009 perdeu todos os apoios por parte da Direção Geral das Artes. A produção desta peça só foi possível graças a uma campanha de crowdfunding lançada pelo Teatro, que conseguiu angariar parte do financiamento necessário.
Romeu e Julieta, uma História de Gatos, é uma adaptação de Carlos Manuel Rodrigues a partir da obra de William Shakespeare. A encenação e coreografia é de Victor Linhares e a música de Quim Tó. Colocam os bigodes de gato Agostinho Macedo, Andreia Ventura, Kim Cachopo, Henrique Macedo, Maria João Vieira, Miguel Vasques e Paulo Neto.

A peça está em cena no Teatro Armando Cortez, com sessões aos fins de semana às 15h00. Os bilhetes custam 9 euros (criança) e 11 euros (adulto).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.