The Vintage Restaurante & Bar Continua Ciclo de Tertúlias Vinícolas  

tertulia_gil_carmo-006As tertúlias vinícolas continuam uma vez por mês, à mesa do The Vintage Restaurante & Bar em Lisboa. O tema desta quinta-feira foi “O vinho e a música” e o jantar contou com a presença de um convidado especial, Gil do Carmo, que não cantou mas encantou com a sua visão sobre as experiências sobre o vinho e a música, explicando a sua visão sobre a forte relação entre os dois.

O ambiente, calmo e requintado, era propício a uma boa conversa entre amigos, alguns que se conheceram durante o jantar, e o vinho e as histórias sobre este néctar foram o centro das atenções durante todo o serão.

Mas uma excelente refeição só está completa se for acompanhada de excelentes vinhos, e portugueses, claro. Durante este jantar foi possível degustar Herdade do Esporão Espumante Bruto logo à chegada, depois, a acompanhar a entrada de Pera bêbada com queijo brie panado com panko, bouquet de alfaces, vinagrete balsâmico e compota de figo esteve o refrescante Carm Rosé, já a fazer lembrar os dias de calor.

O Tornedó de peixe-espada recheado com camarão sobre polenta, espargos verdes, tomate cherry assado aveludado de bisque com Pernod, de comer e chorar por mais, chegou acompanhado de duas opções: Carm Branco e Carm Reserva Branco. Dois vinhos de sabor suave, nascidos nos socalcos do Douro, e que se completaram na degustação deste prato.

O Naco de novilho com manteiga Café de Paris, Portobello assado e batata salteada foi servido com duas opções de vinho tinto, Carm Tinto e o Carm Reserva Tinto. Mais uma vez os sabores completaram-se, trazendo à refeição um equilíbrio sempre necessário para acompanhar um prato de carne que pode ser considerado por alguns como um prato mais pesado, especialmente quando é servido à noite.

O Herdade dos Grous Colheita Tardia veio de braço dado com a sobremesa, Toucinho-do-céu com coulis de frutos vermelhos e gelado de arroz doce. Sabores e texturas diferentes a saltitar dentro da boca, causando algumas surpresas ao paladar. Estavam magníficos os bombons de laranja, de uma delicadeza de paladar surpreendente.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

As conversas sobre o reconhecimento da importância do vinho decorreram durante o jantar, contando com a presença do moderador deste ciclo de jantares, o jornalista Miguel Pires, autor do blog Mesa Marcada.

Para o mês de abril, desta vez para a segunda quinta feira do mês, está já agendado o próximo jantar vinícola, desta vez a conversa vai andar à volta do vinho no universo feminino.

Por Teresa Leal
Fotos de Elsa Furtado

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.