The Post

The Post
Título Original: The Post
Género: Drama, Histórico
Realizador: Steven Spielberg
Intérpretes: Alison Brie, Bob Odenkirk, Carrie Coon, David Cross, Meryl Streep, Tom Hanks

Sinopse:

 

Em junho de 1971, o New York Times, o Washington Post e outros jornais importantes nos EUA assumiram uma corajosa atitude em defesa da liberdade de expressão ao divulgarem os Pentagon Papers, que colocavam a descoberto um conjunto de segredos governamentais envolvendo quatro décadas e quatro presidentes norte-americanos.
Na época, Katherine Graham (interpretada por Meryl Streep) do Washington Post, procurava ainda fortalecer a sua posição como a única mulher do país na liderança de um jornal, e Ben Bradlee (Tom Hanks), o editor da publicação, reunia esforços para reestruturar o jornal em dificuldades.
Juntos, formaram uma equipa improvável e tomaram a corajosa decisão de lutar contra a tentativa sem precedentes da administração Nixon de restringir a liberdade de expressão.

Esta é sem dúvida alguma a estreia de cinema da semana. Realizado por um dos grandes realizadores americanos das últimas décadas: Steven Spielberg e protagonizado por uma dupla de respeito: Meryl Streep e Tom Hanks, que contracenam primeira vez num filme, este é mais que um filme para entretenimento, ou sobre jornalismo, é também um filme sobre a verdade, a sua importância e impacto, o poder dos políticos e a relação entre jornalismo – política – e público (eleitores).

O filme fala também do papel das mulheres na sociedade e no mundo dos negócios, mas acima de tudo no direito à verdade, de informar e ser informado, de contrabalanço ao poder político e de os jornalistas serem os controladores, fiscais das acções dos políticos.

É claro que convém salientar que toda a acção se passa em plena década de 70, durante a Guerra do Vietname e nos Estados Unidos da América.

Está nomeado para 6 Globos de Ouro®, e dois Óscares, venceu o  AFI Awards para melhor filme do ano, entre muitos outros prémios e nomeações, é sem dúvida alguma um dos grandes filmes de 2017/2018. A não perder!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.