The Cliff Bay Inaugura Rota das Estrelas 2015 em Março

rota_estrelas2015A estreia da Rota das Estrelas deste ano está marcada para 13 de março. Tudo acontece no Funchal, com a liderança do Chefe Benoît Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro, do hotel The Cliff Bay. Até 17 de março, são muitos os chefes convidados que chegam de vários pontos do país e também da Europa, com inspirações gastronómicas de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Áustria.

Entre as estrelas deste festival, destacam-se  Thomas Bühner (La Vie,  Alemanha, 3 Estrelas Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Erlantz Gorostiza (M.B, Espanha, 2 Estrelas Michelin), Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, França, 1 Estrela Michelin), Joachim Koerper (Eleven, Lisboa, 1 Estrela Michelin), Miguel Laffan (L´And, Alentejo, 1 Estrela Michelin), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa, 1 Estrela Michelin), Jordi Esteve (Nectari, Espanha, 1 Estrela Michelin), Paulo Morais (Umai, Lisboa), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Lisboa), Jacqueline Pfeiffer (Le Ciel, Áustria), Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra), Fabian chefes_michelinNguyen (Ritz Four Seasons, Lisboa), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse) e Rui Martins (Cook avec moi, consultor).

A novidade deste ano é a aposta na maior interação destes prestigiados chefes com os participantes, o que acontecerá num jantar volante, onde a gastronomia estará mais próxima de todos pois contará com as demonstrações ao vivo desta arte com direito a estrelas.

O jantar volante será realizado no dia 13 de março no lobby do The Cliff Bay, com Kitchen Alive. O champagne, as ostras, o lavagante, a cavala, o porco bísaro, os vinhos portugueses, o caviar, os queijos, o sushi, o foie gras, os doces, os vinhos internacionais, conduzem a três bancadas de cozinha molecular que prometem surpreender, entre sabores requintados, sessões de música ao vivo e um DJ instalado dentro da cozinha para animar a noite. Conta-se assim com uma festa de fusão entre cozinha, enologia e música.

Os jantares de degustação realizam-se no Il Gallo D’Oro, nos dias 16 e 17 de março, com o talento dos Chefes num menu de degustação com pelo menos seis pratos que enaltecem os melhores produtos locais e do mundo, acompanhados pelas maiores referências vínicas do país. Durante estes dias, o The Cliff Bay promove diversas atividades, como workshops de cozinha e de “bem-servir”, provas de vinhos, demonstrações culinárias e de bebidas locais e visitas de interesse gastronómico.

vila joyaEsta 6ª edição do festival gastronómico Rota das Estrelas, cujo conceito passa por um festival itinerante que segue um roteiro por restaurantes galardoados com a estrela Michelin, já tem confirmada para este ano a participação de nove restaurantes, um dos quais no norte de Espanha.

Este é já um dos mais importantes festivais gastronómicos do país que tem constituído um grande contributo para a interação entre os vários protagonistas da alta gastronomia portuguesa, onde cada Chefe Anfitrião recebe pelo menos outros dois Chefes galardoados, preparando em conjunto um menu e um programa que enobrece os produtos nacionais.

Entre março e novembro e depois da estreia na Madeira, a Rota das Estrelas passa pelo L’And, em Montemor-o-Novo, com o Chefe Miguel Laffan (24 e 25 de abril), pelo restaurante Feitoria em Lisboa, com o Chefe João Rodrigues (15 e 16 de maio), restaurante Eleven, em Lisboa, com o Chefe Joachim Koerper (11 de setembro), seguindo para a Corunha, no restaurante As Garzas, do Chefe Fernabdo Agrasar (17 e 18 de setembro).

Novamente em Portugal, a Rotas das Estrelas passa no restaurante Largo do Paço em Amarante, de 13 a 14 de novembro, no The Yeatman, com o Chefe Ricardo Costa, a 6 e 7 de novembro, no Porto, e no restaurante Fortaleza do Guincho, com o Chefe Vincent Farges, em Cascais, nos dias 13 e 14 de novembro.

Ainda em data a confirmar, a Rota das Estrelas estará no Porto, no restaurante Pedro Lemos, do Chefe Pedro Lemos. A Rota das Estrelas pode ser seguida no site do evento.

Texto de Marta Plácido
Fotos de António Silva e Elsa Furtado

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.