Tesouros De Arte Bruta Em Exposição No Núcleo De Arte Da Oliva Em São João Da Madeira

O Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, recebe um acervo de Arte Bruta e Arte Singular, numa coleção denominada Treger/Saint Silvestre, com duas mostras de pinturas, desenhos e esculturas de autores sem ligação ao meio artístico.

A Arte Bruta, dos artistas informais ou espontâneos que, sem comercializarem os seus trabalhos e sem procurar glória ou fama, é uma das apostas do Núcleo de Arte da Oliva, que tem patente ao público duas novas exposições.

Na base destas exposições estão mais de 1000 obras reunidas ao longo de quatro décadas por Richard Terger e António Saint Silvestre, num acervo considerado um dos mais significativos do mundo nesta área, e que se encontra cedido em depósito ao Município de S. João da Madeira para expor no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, dirigido pela curadora Raquel Guerra.

As duas mostras apresentam pinturas, desenhos e esculturas de autores sem qualquer ligação ao meio artístico, muitos deles internados em hospitais psiquiátricos.

expo1

A primeira, Arte Bruta: Uma História de Mitologias Individuais é comissariada pelo curador francês Christian Berst e vai estar patente até 26 de fevereiro de 2017, enquanto que Acordar, Sair, Caminhar, Desacelerar… Olhar, Parar. Olhar de Novo é comissariada pela curadora italiana Antonia Gaeta, e está patente até 23 de outubro de 2016.

As exposições podem ser visitadas de terça a domingo, das 10h30 às18h00, no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, e os bilhetes custam 4 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.