Terceiro Ato De Paisagem Efémera – Industrial E Urbana Para Ver Em Famalicão

O Mercado Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, acolhe até ao dia 18 de dezembro, uma instalação artística, com base no ritual “O Enterro do Velho”, celebrado há mais de três décadas na região.

A instalação completa a iniciativa Paisagem Efémera – industrial e urbana que ocupou, num primeiro ato, a antiga Fábrica de Sampaio Ferreira e depois o Antigo Quartel de Bombeiros da freguesia de Vila Nova de Famalicão.

Desta feita, um outro espaço “ferreirino”, dá vida ao terceiro e derradeiro ato de Paisagem Efémera – industrial e urbana, com uma espécie de capela mortuária, com um caixão em câmara-ardente. No caixão jaz o ano de 2021 e “desabafos, pensamentos e lamentos que queremos deixar para trás e enterrar juntamente com o velho ano”. Os visitantes poderão dar o seu contributo, deixando o seu próprio desabafo ou testemunho.

Com base nestas reflexões, o Teatro da Didascália irá escrever o testamento final, que será lido após a procissão do Enterro do Velho até à ponte da freguesia famalicense, na noite de passagem de ano.

A instalação artística pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 19h00; e aos sábados, entre as 9h00 e as 13h00, com entrada gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.