Temas & Debates edita 1961 o ano horrível de Salazar de António Luís Marinho

A Temas & Debates e o Círculo de Leitores lançaram a semana passada o livro 1961 o ano horrível de Salazar, da autoria do Jornalista António Luís Marinho, numa sessão que contou com a apresentação do veterano e também jornalista e escritor Baptista Bastos.

1961 o ano horrível de Salazar é uma crónica com base nas notícias da televisão e dos jornais, com extensa documentação, sistematizada, mensalmente, sobre os dramáticos acontecimentos que atormentaram Salazar e abalaram o regime do Estado Novo.

Um longo e intenso “ano maldito”, em que começa a Guerra do Ultramar em Angola, a Índia ocupa  Goa, Damão e Diu, dá-se a tentativa de golpe de Estado de Botelho Moniz, os desvios do paquete Santa Maria e de um avião da TAP e, no último dia do ano, o “golpe de Beja”.

No entanto, os portugueses vivem o seu dia-a-dia, com a alegria da primeira conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica, ritmos frenéticos do rock e do twist agitam a juventude e o forte crescimento económico (média de 6,9 % do PIB entre 1960 e 1973), com melhorias salariais significativas, vai trazer o acesso a bens de consumo, inicia-se o jogo do Totobola, descobre-se as férias e o turismo, por outro lado, inaugura-se o primeiro supermercado, o primeiro lanço da auto-estrada do Norte e a Siderurgia Nacional.

As imagens de primeiras páginas dos jornais e revistas da época, dos anúncios publicitários e dos textos de redacção do telejornal transportam-nos para o Portugal de há 50 anos.

António Luís Marinho dos Santos (nasceu em Lisboa em 1954) é  jornalista profissional desde 1981, tendo trabalhado nas agências de informação NP e LUSA, nos jornais e revistas Expresso, Visão e Diário Económico, nas rádio Renascença, TSF, CMR e Antena 1 e nas estações de televisão TVI, SIC e RTP, onde foi director de Informação, sendo, actualmente vogal do Conselho de Administração.

António Luís Marinho foi co-autor de O Século do Povo Português (7 volumes) e autor de Operação Mar Verde – Um Documento para a História, editado pelo Círculo de Leitores e pela Temas e Debates, bem como, co-autor, com Joana Pontes, da série de treze documentários televisivos Século XX português, emitida na SIC.

Por Rui de Albuquerque Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.