Teatro Praga Em Guimarães

A companhia Teatro Praga apresenta-se em Guimarães com duas estreias, MacBad e Info Maníaco, uma oficina com José Maria Vieira Mendes e a apresentação do work in progress do filme SuperNatural e ainda uma conversa com André e. Teodósio, Jorge Jácome, Henrique Amoedo e José Maria Vieira Mendes.

O programa Praga em Guimarães arranca no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) com a estreia de Info Maníaco, de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes, no dia 7 de maio, às 19h30 e no dia seguinte, pelas 11h00.

Info Maníaco é um one-man show em que o humano se repensa enquanto entidade figurativa. Um ator em cena tanto fala dele mostrando tudo como mostra ser tudo menos ele. Como ponto de partida, uma publicação cheia de poemas, coreografias e receitas de poções mágicas, bem como uma espécie de glossário retrospetivo do trabalho do Teatro Praga.

O CIAJG acolhe, no dia 7 de maio, às 17h00, uma conversa em torno do percurso e do trabalho da companhia, com as presenças de André e. Teodósio, Cláudia Jardim, José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim, e moderação de Fátima Alçada, diretora artística d’A Oficina.

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), acolhe a estreia absoluta de MacBad, uma coprodução A Oficina e LU.CA – Teatro Luís de Camões, com texto e criação de Cláudia Jardim, Diogo Bento e Pedro Penim, e interpretação dos dois primeiros, com duas sessões destinadas às escolas nos dias 6 e 7 de maio e uma sessão dedicada a famílias e público geral no dia 8 de maio, às 10h00.

O Teatro Praga atira-se a uma das suas peças malditas, Macbeth, a “peça escocesa” que tem como características mais marcantes a presença de um trio de bruxas e as suas profecias, que o herói/vilão Macbeth (que, no título, se chama MacBad, tornando-se assim no verdadeiro Bad Guy!) inevitavelmente cumprirá, mesmo quando a elas tenta escapar. O espectador/protagonista é assim um gamer que garante que a história chega ao fim. E para que este fim se cumpra, o espetáculo recorrerá a mecanismos inspirados em sistemas de jogos famosos de “interpretação de papéis” como Dungeons & Dragons e Game Centers. Serão assim vários jogos dentro do jogo e tudo convergirá para que as profecias, apesar de tudo, se realizem.

Nota ainda para a oficina orientada por José Maria Vieira Mendes, no dia 8 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, a partir de “Dicionário”, texto dramático de sua autoria, em que os participantes leem a peça em conjunto e discutem-na, aproveitando a conversa para pensar o modo como lemos literatura dramática e como nos relacionamos com as temáticas sugeridas pelo texto.

O programa culmina no dia 9 de maio, domingo, às 10h00, com uma conversa e apresentação do work in progress de SuperNatural, um filme performativo do Teatro Praga e de Jorge Jácome com a Cia.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.