Teatro Praga Apresenta Timão De Atenas No CCB

Timão de Atenas é a peça que o Teatro Praga vai apresentar de 6 a 8 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Um espetáculo Teatro Praga com a colaboração musical de Ludovice Ensemble.

Timão de Atenas é uma composição musical de Henry Purcell, datada de 1694, escrita a convite de Thomas Shadwell, que mais uma vez adaptou o texto de Shakespeare (A Vida de Timão de Atenas) e encomendou ao jovem Purcell uma “mascarada” (mask).

A «mascarada» era uma forma de entretenimento praticada entre membros da corte e bastante em voga nos séculos XVI e XVII. Envolvia música, dança, canção e representação, com cenografias elaboradas e figurinos sumptuosos. Os mascarados eram habitualmente membros da corte e por vezes o próprio rei, acompanhados por atores e cantores profissionais.

A peça de Shakespeare divide-se em duas partes, uma primeira passada na cidade e recheada de dinheiro, sumptuosidade e cordialidade, e uma segunda, na floresta, austera, por vezes azeda e misantrópica. O protagonista ateniense da peça de Shakespeare, homem abastado, distribui a sua riqueza por quem necessita: artistas, artífices, funcionários da sua casa, amigos e conhecidos, até nada mais lhe restar. Quando se acaba o dinheiro, pede ajuda a quem antes ajudou mas sem sucesso. Esta reacção fá-lo mergulhar numa disposição misantrópica. Afundado em dívidas, abandona a cidade e refugia-se numa gruta onde passará a alimentar-se de raízes e a maldizer a espécie humana. Encontrará ouro, por acaso, que distribuirá, em gesto vingativo, por quem quiser destruir a cidade de Atenas.

A peça vai estar em cena nos dias 6 e 8 de abril, às 21h00 e dia 7 de abril, às 16h00, com uma duração aproximada de 1h40. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do CCB e online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.