Teatro Nacional São Carlos Apresenta Ópera Anna Bolena

O Teatro Nacional de São Carlos apresenta até dia 14 de fevereiro a ópera Anna Bolena da autoria de Gaetano Donizetti.

A tragédia lírica, da autoria do compositor italiano, regressa ao teatro nacional 33 anos após a sua última apresentação, numa produção com encenação de Graham Vick e direcção musical de Giampaolo Bisanti, com um elenco encabeçado por Elena Mosuc (como Anna Bolena), acompanhado pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Anna Bolena estreada em Milão em 1830, é a primeira ópera do ciclo das Três Rainhas de Donizetti (a par de Maria Stuarda Roberto Devereux).

O libreto de Felice Romani segue de perto os acontecimentos históricos que decretaram a morte de Ana Bolena, rainha de Inglaterra e segunda das seis mulheres de Henrique VIII. Contudo, como era de resto comum na época, o libreto não retrata fielmente os factos históricos – nem seria esse o objetivo, conforme explica Romani no Avvertimento do libreto – mas procura sobretudo os elementos chave do drama, abrindo as portas para a inspiração de Donizetti. Romani interpreta as personagens históricas e dá-lhes uma vida própria e adaptada aos principais ingredientes de uma ópera de sucesso do século XIX.

Com libreto de Felice Romani, esta produção conta com as interpretações de Elena Mosuc, Burak Bilgili, Jennifer Holloway, Leonardo Cortellazzi, Lilly Jørstad, Luís Rodrigues e Marco Alves dos Santos. A acompanhar vai estar o Coro do TNSC dirigido pelo maestro titular Giovanni Andreoli e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida pela maestrina titular Joana Carneiro.

As récitas estão marcadas para os dias 4, 6, 9 e 14 de fevereiro às 20h00 e 12 de fevereiro às 16h00.

Os bilhetes custam entre 20 e 60 euros e podem ser adquiridos online e no local.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.