Teatro Nacional De São Carlos Lança Série Infantil Para Celebrar O Dia Mundial Da Criança

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, estreia O Que é Que a Ópera Tem?, para crianças dos 6 aos 12 anos, uma série semanal de episódios sobre o seu Teatro, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e, mais genericamente, sobre o universo da ópera e da música clássica, sendo disponibilizada nos canais digitais do TNSC.

Vicente, de 6 anos, Francisca, de 7, e Marta, com 10 anos, são três amigos que, em suas casas, em tempo de pandemia, não deixam de conversar e brincar, mas agora numa sala de chat. Eles são os protagonistas da série infantil, que conta com a boneca Carlota, moradora no teatro lírico, do qual vai revelando segredos: os maestros, os cantores e os instrumentistas, a música que os une e “a magia que se vive no único teatro de ópera do país”.

O primeiro episódio conta com a participação especial de Elisabete Matos, diretora artística do TNSC, que falará às crianças sobre a ópera que, nas suas palavras, é o espetáculo completo (…) e o que produz o milagre de contar estórias através da música e da palavra. Este episódio será transmitido todas as segundas-feiras, às 12h00, no site do TNSC e nas suas páginas no Facebook e no Instagram.

É neste ambiente de descoberta que serão transmitidas noções básicas sobre as famílias de instrumentos que compõem uma orquestra sinfónica, assim como das diferentes vozes de um coro, o funcionamento dos corpos artísticos, a história da música e da ópera, entre muitas outras.

Haverá breves apontamentos musicais, focados na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, interpretados pelos músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.