Teatro Nacional De São Carlos Lança Programação Online

O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, ajustou a sua programação ao atual contexto pandémico e apresenta um conjunto de conteúdos agregados pela designação #SãoCarlosVoltaASuaCasa, que poderá ser acompanhado através do seu site, página de Facebook e página de Instagram.

O principal destaque vai ser a transmissão gratuita de alguns dos espetáculos apresentados nesta Temporada de 2020-21.

As transmissões terão lugar às sextas-feiras, às 21h00, com início hoje, dia 29 de janeiro, e aos domingos, às 16h00. A iniciativa arranca com o Concerto Inaugural da Temporada, que reuniu no palco do TNSC, Pedro Meireles (violino), Marco Pereira (violoncelo), António Rosado (piano) e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de Joana Carneiro. O programa inclui obras de Beethoven e Mahler.

No domingo, dia 31 de janeiro, apresentamos a ópera La Wally, de Alfredo Catalani, interpretada em outubro e que mereceu os maiores elogios do público e da crítica. Antonio Pirolli assegurou a regência da obra, que reuniu um virtuoso leque de solistas, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Nos próximos dias serão também estreadas mais duas rúbricas:

1) “No Meu Baú”: será lançado o desafio ao público para que partilhe uma memória física da sua ligação, ou da ligação dos seus familiares mais antigos, ao Teatro Nacional de São Carlos. Um bilhete, um programa de sala, um autógrafo, uma fotografia, ou qualquer outro objeto relativo a um espetáculo ou episódio passado no TNSC.

2) “Bocas e Cenas”: do músico à direção de cena, do maquinista à produção, passando pelo aderecista ou costureira, muitos viveram brincadeiras, situações insólitas ou comoventes, momentos especiais que serão partilhados nesta rúbrica informal que pretende mostrar ao público o lado menos conhecido dos que trabalham em São Carlos.

Em breve será estreada a série original ABC… Compositores! – Prémio Incentivo à Composição, que dará a conhecer parte da vida e obra de 10 compositores, um por episódio. Apresentado por três gerações de instrumentistas (crianças, jovens e profissionais), este projeto visa também incentivar a criação e criatividade dos jovens compositores portugueses, residentes (ou não residentes) em Portugal.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.