Teatro Nacional De São Carlos Apresenta Concertos De Natal 

A época festiva deste Natal é celebrada no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, com três concertos, nos dias 18, 22 e 23 de dezembro, sempre às 20h00, e com vários programas: Metais e Percussão, Coral e Instrumental.

Os espetáculos contam com interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

No dia 18 de dezembro, o Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção do maestro José Eduardo Gomes, apresenta um programa eclético, que percorre repertório do século XVIII (Bach) ao contemporâneo (Hazell), terminando num breve medley concebido para esta formação de sopros, onde reconheceremos os mais populares temas natalícios norte-americanos que nos acompanham desde o século passado. “Sleigh Ride”, “Have Yourself a Merry Little Christmas”, “Jingle Bells” e “We Wish You a Merry Christmas”.

No dia 22 de dezembro, o TNSC recebe um Concerto de Natal, na sala principal, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e as solistas Susana Gaspar (soprano) e Cátia Moreso (meio-soprano), sob direção de João Paulo Santos. A poucos dias do Natal, um concerto com obras de grandes compositores italianos, alemães e franceses do século XIX mergulhadas no espírito desta data festiva — um Natal romântico. Gounod, Mendelssohn e Rossini compõem um programa que termina com um dos mais universalmente amados cânticos de Natal de todo o planeta: “Minuits, chrétiens”, de Adolphe Adam. Apesar de muito mais conhecido pelo título inglês “O Holly Night”, a obra foi escrita sobre um texto francês de Placide Cappeau que alude à noite de Natal.

No dia 23 de dezembro é a vez do Concerto de Natal com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e os violinistas Pedro Meireles e Alexander Stewart, sob direção de Antonio Pirolli. Uma viagem pela música instrumental europeia durante a centúria que se estende dos finais do século XVII ao do século XVIII. A iniciar, uma obra de Arcangelo Corelli. O seu Concerto grosso em Sol menor op. 6, n.º 8 foi provavelmente escrito na década de 80 do século XVII e contém a indicação de que é «fatto per la notte di Natale». O Concerto para dois violinos de Johann Sebastian Bach é uma das obras mais famosas e reconhecidas do germânico e, consequentemente, considerada uma das obras-primas do Barroco. A encerrar o concerto, uma das mais célebres obras de Mozart – a Sinfonia «Praga» (Sinfonia n.º 38, em Ré Maior K. 50433).

Os concertos são para maiores de 6 anos, tendo a duração de 60 minutos.

Os bilhetes estão à venda online e no local e os preços variam, sendo 10 euros para dia 18; entre 15 e 25 para dia 22 e dia 23.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.