Teatro Nacional D. Maria II recebe mostra de Teatro Avulso

Sermão aos peixes ©CarlosTelesA Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa vai ser ocupada pela mostra de teatro, Teatro Avulso, entre os dias 8 de novembro e 15 de dezembro, pretendendo apresentar aos seus espetadores peças de vários grupos nacionais do Norte ao Centro do país.

Assim, vai ser possível apreciar os espetáculos das companhias Trigo Limpo teatro ACERT (Tondela), do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos (Lisboa), do Materiais Diversos (Lisboa), do Peripécia Teatro (Vila Real) e do Teatro Invisível/ACNF (Lisboa).

O primeiro espetáculo é o do Trigo Limpo teatro ACERT, de Tondela, trazendo a peça Sermão aos Peixes, baseada na obra Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira e em O Aquário de Karl Valentin.

Trata-se de um espetáculo com conceção de Pompeu José e dramaturgia, encenação e interpretação do mesmo e de Raquel Costa.

Um casal de sem-abrigo dá voz ao texto do Sermão. Principalmente ele, uma vez que de cada vez que ela tenta falar se vê impossibilitada de o fazer. O casal acorda frente ao público e paralelamente ao ritual diário, mínimo no caso deles, vai proferindo as palavras do Sermão, como se da sua verdade se tratasse. De exemplo em exemplo desferem a sua raiva e encontram as razões da sua miséria. Ironizam sobre a sua situação através da situação atual de toda a humanidade.

Sermão aos Peixes vai estar em cena de 8 a 10 de novembro, sexta-feira e sábado às 21h15 e no domingo às 16h15. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.