Teatro Nacional D. Maria II inaugura nova temporada com peça Comunidade

maria_1-001Arranca em outubro mais uma temporada do Teatro Nacional D. Maria II. Em tempo de crise, o orçamento foi reduzido, mas nem por isso a programação deixada ao acaso.

A pensar “em públicos e não em público”, como frisou João Mota, o D. Maria promete espetáculos de dramaturgos diversos que vão desde Plauto a Shakespeare, passando por Marivaux e também de autores portugueses, a quem é dedicada a sala Estúdio. E é este espaço que inaugurará a temporada 2013/2014, a 10 de outubro, com Comunidade, de Luiz Pacheco, num trabalho conjunto de Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues.

Já a sala Garrett abre portas a 17 do mesmo mês, com O Aldrabão, obra do latino Plauto, encenada por João Mota. Virgílio Castelo, Rui Mendes, Fernando Gomes e Miguel Costa são alguns dos atores a dar corpo à peça. Exceção à regra também passará por aqui uma peça nacional, mais precisamente Tropa-Fandanga, revista à portuguesa de Pedro Penin, André Teodósio e José Maria Vieira Mendes, numa coprodução com o Teatro Praga. O espetáculo sobe ao palco entre 20 de fevereiro e 16 de março do próximo ano.

maria_2De volta ao Nacional está João Perry, que irá protagonizar O Regresso a Casa de Harold Pinter. Coproudção do Teatro Nacional D. Maria II, Artistas Unidos e do Teatro Nacional de São João, a peça tem encenação de Jorge Silva Melo, que também pisará as tábuas na pele de um dos irmãos da personagem de Perry. O Regresso a Casa estará em cena entre 3 e 27 de abril de 2014, tendo ainda no elenco nomes como Marco Delgado, Maria João Falcão e João Pedro Mamede.

E este não será o único regresso. De volta está também Catarina Avelar, em Três Mulheres Altas. Na peça de Edward Albee, com encenação de Manuel Coelho, a atriz contracena com Paula Mora, entre 19 de junho e 13 de julho de 2014.

Shakespeare também marcará presença nesta nova temporada, graças a Coriolano, peça com encenação de Nuno Cardoso, que tem estreia marcada para 9 de janeiro do próximo ano.

Para além destes espetáculos, o D. Maria – na sua sala Estúdio – receberá entre 8 de novembro e 15 de dezembro o Teatro Avulso, mostra de teatro com a assinaturas de diversos grupos de norte a sul do país. Já em Maio de 2014 chega a vez do FIMFA Lx 14 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas tomar a sala Estúdio de assalto. O mesmo espaço recebe em junho mais uma edição do Alkantara Festival.

Por Alexandra Gil

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.