Teatro Nacional D. Maria II Apresenta Online O Silêncio E O Medo De David Geselson

O Silêncio e o Medo – criação do ator e encenador francês David Geselson, a partir da vida da cantora e pianista Nina Simone, estreia hoje na Sala Online do D. Maria II e poderá ser visto até dia 8 do mesmo mês.

Depois de em 2019 ter apresentado Doreen no Teatro Nacional D. Maria II, David Geselson preparava-se para regressar à Sala Garrett no início de março, com O Silêncio e o Medo, e que é a primeira estreia internacional na Sala Online do D. Maria II.

A peça conta com texto e encenação de David Geselson, codireção e interpretação de Dee Beasnael, Elios Noël, Laure Mathis, e Kim Sullivan.

A vida de Nina Simone consistiu numa travessia de 70 anos repleta de drama, que termina numa quase total solidão, em França, em 2003. Tetraneta de um nativo americano casado com uma escrava negra africana, Nina Simone é a herdeira de uma parte da história dos Estados Unidos da América e carrega consigo quatro séculos de história colonial. Em O Silêncio e o Medo, David Geselson regressa ao D. Maria II com uma equipa composta por artistas afro-americanos e franceses, que dará vida a uma ficção inspirada na História, com letra maiúscula, que Nina Simone habita. Serão trazidas visões daqueles que a acompanharam durante a vida, bem como os seus fantasmas.

Como diferentes facetas de uma pedra que nunca pode ser abraçada num único olhar, pode dar-se que este espetáculo transcenda os medos e silêncios da História e ofereça um espaço partilhado para nos reconhecermos uns aos outros e, também, individualmente. Contar a história da vida privada de Nina Simone é uma tentativa de observar parte das cicatrizes e lutas da História, através da vida de uma só pessoa.

Em O Silêncio e o Medo, David Geselson dá vida a uma ficção inspirada na História, com letra maiúscula, que Nina Simone habita, num espetáculo falado em francês e inglês e legendado em português.

A peça é para maiores de 14 anos e o bilhete custa 3 euros e pode ser adquirido online.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.