Teatro Municipal Joaquim Benite Propõe Realizar Um Total De 52 Produções Em 2017

O encenador francês Joël Pommerat e o coreógrafo belga Wim Vandekeybus são os destaques internacionais da programação do Teatro Municipal Joaquim Benite. A companhia propõe realizar um total de 52 produções de teatro, música, dança e ópera, das quais 12 são produções da Companhia de Teatro de Almada.

Em 2017 o TMJB renova a colaboração com estruturas de criação nacionais como o Teatro Nacional S. João, a Companhia Nacional de Bailado e a Companhia Olga Roriz. A música clássica ficará a cargo da Orquestra Gulbenkian, da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra Metropolitana, enquanto que a música contemporânea contará com a presença de nomes como Ana Moura, Jorge Palma e Deolinda. A programação inclui ainda 15 espectáculos de teatro para a infância, quatro exposições de Artes Plásticas, e 11 espetáculos de teatro em acolhimento.

Já a partir do dia 13 de janeiro é reposta a peça Noite da Liberdade. O texto de Ödön von Horváth, tem encenação de Rodrigo Francisco e ficará em cena até dia 29 de janeiro.

“Como pode a democracia medrar sem democratas que a defendam?” É esta a interrogação que serve de ponto de partida à mais recente criação da CTA. O texto é do início dos anos 30: estamos na Alemanha, na República de Weimar, na época em que o partido nacional-socialista se prepara para tomar (democraticamente) o poder. Face ao crescimento dos partidos de extrema-direita na Europa (representados, inclusive, no Parlamento Europeu), e ao estiolar da participação política dos cidadãos (com níveis de abstenção inéditos e elevados), Noite da liberdade serve de pretexto para uma reflexão sobre a democracia e sobre a utilidade de defendê-la.

Durante o período em que estará em cena estão previstas Conversas Com o Público subordinadas ao tema Europa e Democracia no Século XXI, aos sábados, dias 14, 21 e 28 às 18h00. Contam com os convidados Fernando Sousa da Pena, Manuel Loff, Joana Mortágua, Rui Tavares e Vitor Soromenho Marques.

Em vigor, durante 2017, mantém-se o cartão do Clube de Amigos do TMJB, que dá direito a entrada gratuita nos espetáculos da CTA, e desconto de 50% em todos os outros acolhidos.

Noite da Liberdade pode ser vista de quarta-feira a sábado, às 21h00, e domingos às 16h00. Os bilhetes encontram-se à venda no local e custam entre 13 e 6,50 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.