Teatro Meridional Estreia – Os Silvas, Uma Família Confinada

O Teatro Meridional, em Lisboa, volta à sua atividade presencial, com a estreia da peça Os Silvas, uma Família Confinada, hoje – dia 26 de novembro, estando em cena até ao dia 20 de dezembro.

Os Silvas, uma Família Confinada é um texto original escrito por Mário Botequilha e encenado por Miguel Seabra, que conta com as interpretações de Catarina Rabaça, Emanuel Arada, Inês Vaz, Margarida Bento e Rafael Carvalho.

Escrito e ensaiado no pós-quarentena, a peça exerce uma reflexão crítica sobre esta nova normalidade, colocando à lupa as relações familiares, com um filtro de humor corrosivo.

Quando a quarentena começou, a família Silva fechou-se em casa e não voltou a sair. Os meses sucederam-se e tiveram o peso de anos, 2020 arrastou-se e parece durar há uma década. A mãe, o pai, os dois filhos gémeos e a tia Silva vivem o confinamento triturados pela rotina, pelo medo e pelas regras de higienização de pessoas, objetos, animais de estimação e tudo a que o vírus se agarra e só larga a custo de lixívia, gel desinfetante ou orações. Esta família não está apenas fechada em casa, mas também nos seus pensamentos, relações, angústias e sonhos desfeitos.

Como o resto da Humanidade, adotam todos os procedimentos recomendados, mesmo que sejam contraditórios entre si. Ouvem a ciência, o senso-comum, as teorias da conspiração, a fé ou o anónimo de máscara na televisão e que pareceu credível q.b.

O mundo vai passando sucessivamente por novos bloqueios, mas os Silvas nunca conseguiram sair da primeira vaga, quanto mais chegar à segunda. Nesta casa, a pandemia começou como tragédia e não para de se repetir como farsa.

A peça tem a duração de 80 minutos, sem intervalo, e pode ser vista de quarta a sexta-feira, às 20h00, e sábados e domingos, às 16h00.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Teatro e online, e custam 12 euros (plateia).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.