Teatro Do Bairro Apresenta Rei João De William Shakespeare Nas Ruínas Do Carmo Em Lisboa

Rei João de William Shakespeare é a peça que o Teatro do Bairro estreia hoje, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa.

A peça é uma das menos representadas de Shakespeare e pensa-se que esta é a sua primeira encenação no nosso país. Com tradução de Luísa Costa Gomes e encenação de António Pires, conta com as interpretações de Alexandra Sargento, Carolina Campanela, Dinarte Branco, Duarte Guimarães, Francisco Tavares, Gonçalo Norton, João Barbosa, Luís Lima Barreto, Maria João Freitas, Mário Sousa, Rafael Fonseca, e Sofia Marques.

Peça histórica vagamente baseada em factos reais, REI JOÃO aborda o processo de legitimação de João Sem Terra e propõe uma bela paródia dos bastidores do poder, regidos pelo único valor do Proveito Próprio. É a “peça obscura: não-lida, não-representada, mal-amada” de Shakespeare que ressoa agudamente no nosso tempo do marquetingue de influência, do marquetingue político, do marquetingue pessoal em que tudo é “Commodity”, comodificação de tudo em “recurso” ou “produto” com valor de mercado.

Luísa Costa Gomes

O Rei Ricardo Coração de Leão morreu e o infante João, seu irmão mais novo, tornou-se Rei de Inglaterra. Chatillon, embaixador do Rei de França, Filipe II, vem à Corte exigir a abdicação do “Usurpador” João em favor do sobrinho, Artur da Bretanha, filho de Godofredo da Bretanha, irmão mais velho de João. O Rei de Inglaterra despacha o enviado com uma declaração de guerra e segue para julgar uma estranha querela entre os irmãos Falconbridge. Leonor de Aquitânia, mãe de João, reconhece em Filipe Falconbridge as feições e o porte do filho, Ricardo Coração de Leão.

João diverte-se com o seu espírito e desassombro e acolhe-o na família como Bastardo do irmão…

O espetáculo vai estar em cena até dia 15 de agosto, de segunda a sábado, às 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos online, no local e nos pontos de venda aderentes e custam 16 euros, (sendo 12 euros para menores de 25 e maiores 65, e 8 euros para portadores do cartão de amigo do TdB).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.