Teatro De São João Apresenta O Fantasma Da Ópera

O Teatro de São João, no Porto, acolhe de 3 a 6 de fevereiro, O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, com adaptação e encenação de Bruno Bravo, numa tradução de João Paulo Esteves da Silva.

Em palco vão estar Alice Medeiros, Andreia Valles, António Mortágua, Bárbara Rey, Constança Carvalho Neto, Diogo Mazur, Eduardo Breda, Joana Campelo, João Pedro Dantas, José Leite, Leonardo Garibaldi, Marta Fernandes, Miguel André Marques, Miguel Sopas, Nídia Roque, Nuno Nunes, Pedro Miguel Jorge e Rita Silvestre.

O encenador Bruno Bravo desvia para a cena O Fantasma da Ópera, romance gótico de Gaston Leroux publicado pela primeira vez sob a forma de folhetim entre 1909 e 1910. A apropriação teatral de literatura não dramática é uma prática recorrente no percurso dos Primeiros Sintomas, de que são exemplo Frankenstein (2002), de Mary Shelley, ou Pinocchio (2016), de Carlo Collodi. Mas a ambição deste gesto é aqui amplificada. Bruno Bravo reconduz à casa do teatro contributos de várias disciplinas performativas, ensaiando um encontro entre a música ao vivo e o movimento, entre as canções e a máquina assombrosa de um palco, com o seu cortejo de atores e personagens. Um diálogo indisciplinado que faz eco do espírito da Ópera de Paris, o locus horrendus de O Fantasma da Ópera, espaço de apresentação de espetáculos de teatro, dança e música. Nos seus bastidores, nas escadas e nos camarins, na teia e nos camarotes circula um fantasma que desassossega tudo e todos com mortes, acidentes, sortilégios. Erik é o seu nome de guerra, um desfigurado fantasma de carne e osso que se apaixona pela voz de uma jovem cantora, Christine Daaé, protagonistas de uma das mais trágicas histórias de amor de todos os tempos.

A peça, com coprodução Primeiros Sintomas, Culturgest e Teatro Nacional São João, tem aproximadamente duas horas e é indicada para maiores de 12 anos.

O espetáculo pode ser visto de quinta a sábado, às 19h00 e no domingo,às 16h00, com sessão e Língua Gestual Portuguesa no dia 6 de fevereiro.

Ainda existem bilhetes disponíveis para a plateia por 16 euros, (todos os outros bilhetes estão esgotados), e podem ser adquiridos no local e online.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.