Teatro Carlos Alberto Acolhe La Scortecata De Emma Dante

O espetáculo La Scortecata de Emma Dante, a partir do livro O Conto dos Contos, de Giambattista Basile, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, nos dias 24 e 25 de novembro, às 19h00, 

O «espetáculo apresenta uma visão hilariante e ao mesmo tempo cruel do envelhecimento e da solidão, apoiando-se no dialeto napolitano».

Duas cadeiras, uma porta e um castelo em miniatura bastam para que os atores Salvatore D’onofrio e Carmine Maringola recriem um dos 50 contos narrados em cinco dias da coletânea de Giambattista Basile, O Conto dos Contos (1646).

Carolina e Rusinella são duas irmãs quase centenárias que mal se suportam, embora não possam viver uma sem a outra. Para passarem o tempo e contornarem a sua solidão, vão encenando a fábula As Duas Velhas. Na sua recriação, vão tomando o papel das duas velhas, assim como do rei que se enamora pela voz de uma delas, tomando-a por uma jovem. E se o conto de Basile acaba com um “e viveram felizes para sempre…”, na vida infeliz destas duas irmãs o final do “espetáculo” não se adivinha assim. Na sua reescrita, Emma Dante encerra uma certa crueldade do dialeto napolitano, evocando o teatro da feira e a commedia dell’arte.

As récitas serão apresentadas em língua italiana, com legendagem em português.

O preço dos bilhetes é entre 5 e 10 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.