Tarzan de Liana em Liana no Politeama

Reportagem de Elsa Furtado (Texto) e Francisco Padrão Mota (Fotos)

tarzan-011

É com um narrador que nos convida a viajar para o fantástico mundo da selva,  que começa o novo musical de Filipe La Féria, Tarzan, que estreou hoje à tarde, no Teatro Politeama, em Lisboa. 

Tarzan é uma estória muito conhecida e popular, especialmente entre os mais novos. Personagem de Banda Desenhada, criada pelo autor americano Edgar Rice Burroughs, na revista All-Story Magazine em 1912, e publicado em formato livro em 1914, apareceu em mais de 20 estórias, e inspirou vários filmes, séries de tv e peças de teatro, especialmente musicais infantis, quer em filmes de animação quer no palco, como este que La Féria agora nos apresenta.

Caracterizado por óptimas atuações, um magnífico corpo de baile, músicas cheias de ritmo, excelente caracterização e adaptação, ao melhor estilo que Filipe La Féria já nos habituou, este Tarzan não deixa ninguém indiferente, desde a alegria e o ritmo contagiante das músicas, à bela relação de amor entre Tarzan e a sua mãe de criação, à força e coragem do jovem para ultrapassar e lutar contra as diferenças e ao tratamento a que foi sujeito pela sua tribo enquanto crescia. Esta é uma estória de amor, coragem e amizade, com fim feliz.

tarzan28

Mas afinal quem é Tarzan? Tarzan é um menino da aristocracia britânica que sobreviveu a um naufrágio na Costa de África aquando bebé, resgatado e salvo por uma gorila, é criado por ela no seio da sua tribo, apesar do chefe desta e do escárnio de alguns membros.
O menino cresce na selva, e torna-se um rapaz forte, inteligente e corajoso, tudo parece correr mais ou menos bem, até que um dia, chega uma expedição a África para estudar os gorilas, entre os seus membros vem uma bela e educada jovem inglesa, de nome Jane e eis que o mundo de Tarzan, tal como ele o conhece, fica de pernas para o ar… Eu Jane – Tu Tarzan.
No final há que escolher, entre o amor por quem o criou e o amor pela bela jovem… quem será que vence? Podemos apenas revelar que o AMOR vence.

tarzan27

Nesta espetacular produção de La Féria temos um jovem e talentoso elenco composto por cantores, atores, acrobatas e bailarinos, como Ricardo Raposo (Tarzan adulto), João Sá Coelho (Tarzan criança), Bruna Andrade – a mãe gorila Kala, o imponente chefe gorila Kerchak – Tiago Isidro, Ana Sofia Cruz – Chita, Paulo Miguel – Gori, Buchita – Jonas Cardoso, Filipe Albuquerque – Professor Arquimedes, João Duarte Costa – Clayton e Sara Cabeleira como a encantadora Jane Porter.

Fazem ainda parte do elenco Fábio Constantino (Tarzan adulto), Afonso d’Almeida, Francisco Magalhães, Pedro Goulão e Martim Oliveira (Tarzan criança), e nos papéis de gorilas: Cláudio Fernandes, Maria Pinho, Mariana Portugal, Hugo Matias e Telmo Duarte.

Eles saltam por todo o lado, descem por lianas vindas de “cima”, surgem de trás das árvores, eles cantam e dançam, são os Gorilas, os animais da selva, são a família e os amigos de Tarzan.

 

Tarzan – O Musical é um espetáculo de sonho e fantasia a não perder no Teatro Politeama, em Lisboa, de terça feiras a sexta, às 11h00 e às 14h00, em sessões para as escolas; e aos sábados e domingos às 15h00 para o público em geral. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do teatro ou online e custam 7,50 euros para o 1º balcão, 10 euros para a 2ª tribuna e 12,50 euros para a plateia e 1ª tribuna. A peça está classificada para maiores de 3 anos.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.