Hó Tapioca: Do Brasil Para O Chiado

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Alegrem-se os fãs da tapioca, da gastronomia brasileira e dos produtos alternativos, chegou ao Chiado mais um espaço gastronómico com propostas diferentes e originais, chama-se Hó Tapioca, e é a primeira loja da Tapioca da Terrinha em Lisboa.

O espaço, aberto ao público este verão nos Armazéns do Chiado, ainda não tem um menu muito vasto, mas os pratos que tem já dá para abrir o apetite. Entre as Tapiocas salgadas podemos escolher entre: a da Terrinha de bacalhau com coentrada, tomate e azeitonas; Pizza – com queijo, fiambre, óregãos e tomate; Tropical (frango desfiado e ananás); Giovanni com queijo, presunto e rúcula; Julienne, com cenoura, beringela, courgete, cebola roxa e rúcula; a Tapioca do Frade, com atum e feijão frade; a Paris à base de cogumelos; e a Caprese, com requeijão fresco, tomate cherry e rúcula (a nossa opção de prova, que recomendamos vivamente). Qualquer uma delas pode ser comida a seco ou com molho de iogurte ou pesto. Os preços variam entre os 3,80 e os 5,60 euros.

A partir deste mês já é possível comer estas Tapiocas Salgadas no prato, acompanhadas de salada.

Se prefere as doces, então prepare-se para uma escolha difícil. As opções são a de Pêra Bêbeda com raspas de limão e chocolate branco (uma sobremesa muito apreciada entre nós) – apelidada de Lisboa; uma de doce de leite com queijo de cabra curado; outra de requeijão com mel; Nutella com morangos ou banana – uma das preferidas e mais apelativas, e claro – a minha de eleição com côco, leite condensado e morangos. Aqui o preço varia entre os 3,90 e os 5,20 euros.

O menu foi preparado com a ajuda dos Chefes Vicente Neto, do Cantinho do Avillez, e Giovanni Ferreira, da Sala de Corte.

Quem aqui vier pode optar pela Tapioca só ou então por um menu, com bebida e café, que custa entre 6,90 e os 7 euros.

A Tapioca é feita com farinha de mandioca, e não tem glúten, conservantes, sódio nem açúcares adicionados, sendo por isso um alimento procurado por gente de todas as idades e gostos, desde mães a desportistas, e é preparada como um crepe. De referir que uma tapioca enche e bastante.

Novidade é também o pão de queijo feito com a farinha de tapioca, requeijão português e ovo pasteurizado, em versão light simples, e noutra recheada com queijo da serra, contou ao C&H Ângelo Neto, responsável da Hó Tapioca, aquando a nossa visita.

O quiosque do Hó Tapioca está instalado nos Armazéns do Chiado, em Lisboa, e funciona de segunda a domingo, das 10h00 às 22h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.