TAP Presta Homenagem à Calçada Portuguesa

tap_6296A TAP apresenta a quarta série do programa Arte Lusófona, desta vez trazendo para bordo as reconhecidas obras de arte da calçada em pedra portuguesa, cuja origem remonta aos mosaicos árabes e romanos, representadas agora nas bolsas de toilette distribuídas aos passageiros de longo curso que viajem em classe executiva.

Cada Bolsa de toilette contém um desdobrável com as imagens da coleção, informações sobre a localização do pavimento e eventuais curiosidades, sendo que as três primeiras de uma série de nove imagens que compõem a coleção de 2015 estarão já a bordo da TAP em determinadas rotas. A partir de julho estarão disponíveis em todos os destinos intercontinentais.

As caixas apresentam textos de Renata Lima e imagens do fotógrafo Bruno Veiga, e foram inspiradas no livro Tapetes de Pedra, editado em 2010. O projeto teve como objetivo valorizar este tipo de arte, mostrando a necessidade da sua preservação. Renata Lima idealizou e coordenou o livro mantendo, em cada uma das nove Bolsas de Toilettte, a essência dos textos originais, foi no entanto mais além tendo descoberto em Nova Iorque e Macau, calçadas que não aparecem no livro. Para isso, contou com o acervo do Arquivo Francisco Caldeira Cabral e a ajuda da fotógrafa nova-iorquina Maike Schultz.

Este tipo de pavimento foi espalhado pelos portugueses pelos cinco continentes servindo para embelezar as cidades. No entanto trouxe também vantagens ambientais como a drenagem do solo e o reaproveitamento das pedras.

Texto de Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.