Talvez…Monsanto Estreia No Teatro Nacional São João

O espetáculo talvez…Monsanto, que junta o encenador Ricardo Pais, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral, estreia a 3 de dezembro, às 19h00, no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto.

Composto pela palavra (dita e cantada), por música e, sobretudo, por ritmos e percussões, o espetáculo pretende dar a conhecer ao público as canções, litanias, rezas e lendas de Monsanto – a “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”, de acordo com um título atribuído à localidade em 1938.

Mais do que um concerto, Ricardo Pais propõe (mais) uma visita ao espólio melódico nacional, através de uma junção coreográfica de sinais, gestos, imagens e sons. O reportório conta com as interpretações da atriz Luísa Cruz, do fadista Miguel Xavier e das Adufeiras de Monsanto, um grupo criado em 1997, em resposta a um desafio lançado pela etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco e pelo próprio encenador, cujo objetivo é o de preservar e divulgar o património tradicional de Monsanto, através dos trajes, cantares e também do adufe, um instrumento de origem árabe.


O espetáculo, fruto do convite feito pelo Município de Viseu ao encenador Ricardo Pais, no âmbito das comemorações do 20º aniversário da reabertura do Teatro Viriato, dá origem a uma representação da condição de ser português. 

talvez…Monsanto sobe ao palco do TNSJ nos dias 3 e 4 de dezembro, às 19h00, e no dia 5 de dezembro, às 11h00. 

O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros e podem ser adquiridos no local e online.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.